Cartão de vacina atualizado é garantia de prevenção

Quando o assunto é saúde, não se pode deixar para depois, a começar pela manutenção em dia do cartão de vacinação. Passada a infância, muitos se abstêm de tomar as vacinas. Pesquisas mostram que de cada dez adultos que comparecem aos postos de vacinação, apenas um tem o cartão de vacina atualizado.
Segundo o calendário do Ministério da Saúde, a partir dos 20 anos de idade, três tipos de vacina são obrigatórios. São elas a dupla contra a difteria e o tétano e a específica contra a febre amarela, que precisam de reforço a cada dez anos, e a tríplice viral contra sarampo, caxumba e rubéola, que tem dose única. As pessoas com 60 anos ou mais também são imunizadas contra a gripe.
A Secretaria de Saúde do DF esta intensificando a campanha da atualização do cartão de vacina e alerta que a imunização da população é de grande importância para a saúde pública. Para tanto, todas as salas de vacinação do DF dispõe das vacinas obrigatórias. A Secretaria também informa que continua disponível para a população a vacina contra a Influenza H1N1.
As salas de vacina do DF são localizadas nos centros de saúde e nos hospitais regionais, com funcionamento de 2ª a 6ª feira em horário comercial. Para receber as vacinas, basta apresentar o cartão de vacinação e/ou documento de identificação.