Campanha lembra o Dia Mundial da Voz

O Dia Mundial da Voz é comemorado em todo o Brasil no dia 16 de abril. Dos dias 11 a 21 de abril, fonoaudiólogos realizam a Campanha da Voz 2011 Seja Amigo da Sua Voz. Neste período, profissionais irão orientar a população sobre a importância da voz e quais cuidados se deve ter para manter uma voz saudável.
A campanha “Seja amigo da sua Voz” tem o objetivo de conclamar a população para ações educativas voltadas para a conscientização vocal e suas implicações na comunicação, na saúde e na cultura. O público alvo é a população comprometida com a formação educacional, cultural e artística (professores, atores, locutores, advogado, cantores, jornalistas etc.) e toda a população em geral. A campanha visa propiciar o entendimento da voz como veículo de relacionamento e constitutiva das funções orgânicas, físicas e mentais do sujeito, promovendo ações que favoreçam a conscientização da sociedade quanto à importância da saúde vocal e a prevenção de alterações na voz, bem como para divulgar a importância da educação da voz desde a infância, incluindo a formação cultural, educacional e social do indivíduo.Segundo levantamento realizado com os professores da rede pública do Município de São Paulo, 60% apresenta alterações de voz, como rouquidão, perda da voz, pigarro e cansaço para falar. Essas alterações vocais estão, muitas vezes, relacionadas ao trabalho, com constantes afastamentos e licenças, o que acarreta importante impacto social, econômico, profissional e pessoal.
O prejuízo com o afastamento de professores com alterações vocais pode ultrapassar a cifra de cem milhões de reais ao ano no país, além de afetar a qualidade do ensino, e a motivação do aluno. Esses profissionais, na maioria das vezes, não têm orientação sobre como utilizar a voz de forma adequada, o que poderia evitar uma série de transtornos.
É necessário lembrar, ainda, que o Brasil ocupa o segundo lugar na incidência de câncer de laringe, decorrente principalmente do uso do cigarro e bebidas alcoólicas.
A iniciativa da Semana da Voz 2011 é da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) e, aqui no Distrito Federal, conta com o apoio da Associação Profissional dos Fonoaudiólogos do Distrito Federal (APFDF), Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília (CEP/EMB), Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN), Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST/SESDF), Conselho Regional de Fonoaudiologia 5ª Região (CREFONO5), Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (FADM) e profissionais que atuam na área.
 
O Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília (CEP/EMB) participa desta campanha e promove recitais, palestras, oficinas, mesa redonda e workshop durante a semana de 11 a 15 de abril, no Teatro de Câmara Maestro Carlos Galvão (SGAS 602). Além dos grupos de canto do CEP/EMB como o Coral Primo Canto, Coral da Musicalização Infantil e shows de canto popular, haverá a participação do Grupo Vocal Laugi e dos fonoaudiólogos Dianete do Vale, Rodrigo Dornelas, Yonada  Caetano, Maria Lúcia Torres e Menithen Batista.
Programação
Segunda-feira, dia 11 de abril de 2011
15h30 – Coral Primo Canto, com direção musical de Andréia Dusi e Denise Pirajá. Participação especial da fonoaudióloga Bartira Donato.
20h15 – Abertura da Semana da Voz 2011
Participação de toda a equipe de Brasília.
21h – Workshop “Técnica Vocal e Rock”, com o cantor Alírio Netto.
Terça-feira, 12 de abril de 2011
9h30 – Coral da Musicalização Infantil do CEP/BEM, com direção musical de Idelvânia Oliveira e participação da Professora de Canto Popular Diana Mota e da fonoaudióloga Talita Freitas.
15h30 – Coral Primo Canto, com direção musical de Andréia Dusi e Denise Pirajá. Participação especial dos professores de Canto Popular Dani Baggio e Alysson Takaki e da fonoaudióloga Talita Freitas.
21h – Palestra “Estilos Vocais na Música Popular Brasileira”, com o Professor Alberto Almeida Jr.
Quarta-feira, dia 13 de abril de 2011
10h15, 16h15 e 18h45 – Apresentações de Alunos de Canto Popular do CEP/EMB.
9h30 – Recital Didático com o Coral da Musicalização Infantil, com a coordenação da Professora Idelvânia Oliveira e participação da fonoaudióloga Dianete do Valle.
20h15 – Oficina “Amplificação e Pedais para Voz”, com Professor João Marinho.
Quinta-feira, dia 14 de abril de 2011
18h45 – Oficina de Técnica Vocal com a fonoaudióloga Daniela Stieff Tostes*
21h – Apresentação comentada com o grupo vocal Laugi, com direção musical de Paulo Santos.
Sexta-feira, dia 15 de abril de 2011
14h – Mesa redonda: Voz Profissional x Profissional da Voz
Com os fonoaudiólogos Dianete do Vale, Rodrigo Dornelas, Yonada  Caetano, Maria Lúcia Torres e Menithen Batista.
*Todos os eventos acontecem no Teatro de Câmara Maestro Carlos Galvão com exceção da Oficina, dia 14.04, que será realizada na Sala de Espelhos 1.