Campanha contra câncer de mama durante todo mês de outubro

Para conscientizar as mulheres sobre a prevenção, irão acontecer durante todo o mês de outubro, em várias cidades do país, ações para mobilizar as mulheres sobre a importância de fazer o exame. O Outubro Rosa é a  junção de várias instituições que mobilizadas nessa causa, farão eventos, palestras, e iluminarão monumentos com uma luz rosa que faz alusão à campanha de combate ao câncer de mama.  A categoria de profissionais da educação básica é formada em sua maioria por mulheres e é para elas o alerta para atenção à saúde. Atualmente, uma das doenças que mais tem levado ao óbito no Brasil é o câncer. Na média geral, o câncer de colo de útero é o terceiro que mais mata e o câncer de mama o segundo entre as mulheres.
O câncer do colo de útero demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo conhecido como Papanicolau, por isso é importante a sua realização periódica. A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papilomavírus humano, o HPV, com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos. No Brasil, por ano, faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos. Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura.
Já o câncer de mama feminino tem 95% de chance de cura se tratadas. No entanto, dados do Instituto Nacional de Câncer informam que 27 mulheres por dia morrem por causa do câncer. Por ser uma doença altamente curável é importante detectar o câncer assim que ele apareça. Para isso é importante fazer uma prevenção mensal, com o exame de toque e com visitas regulares ao médico. Para as mulheres com idade acima de 40 anos, ou as mais novas que já tenham tido algum caso na família, é importante que seja feita a mamografia anualmente.Não se sabe ao certo as causas do câncer de mama, mas os médicos recomendam uma vida saudável, com a ingestão de fibras, frutas, verduras, cereais integrais e carnes magras. Além disso, manter o peso correto e praticar exercícios físicos e técnicas de relaxamento que mantenham o organismo saudável como um todo.
(Fonte:CNTE)