Caminhada de mulheres em defesa de direitos ocupa ruas de Taguatinga neste sábado

Coletivos de mulheres, CUT, Sinpro, organizações LGBT, União Brasileira de Mulheres, Marcha Mundial e parlamentares realizam grande manifestação em Taguatinga Norte no próximo sábado (18), a partir das 8h. A concentração se dará no Sesc localizado na CNB 12. Haverá uma caminhada que percorrerá a comercial Norte até chegar à Praça do Relógio, localizada no centro de Taguatinga
“O objetivo da ação é levar as mulheres para as ruas, a fim de discutir com os comerciantes, moradores da redondeza e transeuntes, sobre a atual conjuntura política-eleitoral, onde estão em disputa posições antagônicas no que diz respeito a políticas sociais, trabalhistas e de gênero”, explica Neliane Cunha, uma das organizadoras do evento e diretora da Secretaria de Assuntos e Políticas para as Mulheres Educadoras do Sindicato dos Professores – Sinpro.
Na opinião das dirigentes sindicais CUTistas, um dos projetos em disputa é claramente contrário ao avanço das conquistas dos trabalhadores de forma geral, propondo retrocessos, com precarização das relações do trabalho, redução das políticas sociais, privatização de serviços e estatais, enfim o roubo de direitos da classe trabalhadora.
A ação é uma releitura de um movimento análogo que aconteceu no mesmo local em 2010. “Nós, de movimentos sociais feministas, entendemos que quanto mais espaço político for dado às mulheres, mais políticas públicas serão aprovadas a nosso favor”, afirma a diretora. Segundo Neliane, a mobilização está sendo feita principalmente pela internet, mas alguns grupos de mulheres estão imprimindo e distribuindo convites por conta própria.