Câmara Legislativa vota LDO, prevendo concurso para a Educação

Os trabalhos na Câmara Legislativa entraram pela madrugada desta quarta-feira (1º), votando uma série de projetos antes de entrar em recesso. Destaque para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Pelo texto encaminhado pelo Executivo estavam previstas 479 vagas à Educação, sendo 474 para professor da Educação Básica e cinco para Pedagogo-Orientador Educacional.
Porém, os deputados distritais apresentaram 149 emendas ao texto original. Segundo informações disponibilizadas no site da CLDF, o relator Agaciel Maia (PTC) disse que a LDO aprovada estima a realização de concurso público e a contratação de 3.791 servidores para a Educação. Diretores do Sindicato estão checando a informação para verificar a veracidade, quem foi o autor da emenda e como se dará a divisão desses profissionais. De qualquer forma, levantamentos do Sinpro-DF apontam que a carência é de cerca de 1.800 profissionais para a área.
O fato é que até agora o GDF não liberou edital para realização de novo concurso público – o que tem prometido desde o início do ano -, e nem convocou professores efetivos para este ano. Inclusive o Sinpro-DF realiza na sexta-feira (3) Ato Público em que exige a convocação imediata dos pedagogos-orinetadores educaionais e professores concursados. A atividade será às 9h30, na Praça do Butiti.
Para a diretoria colegiada do Sinpro-DF é fundamental realizar novas contratações, pois há carências em diversas disciplinas e não há muitos profissionais no banco dos aprovados. Assim, é necessário realizar concurso e homologar ainda este ano, caso contrário faltarão profissionais no início de 2016.
PL da Mordaça – Fruto de um acordo entre o Sinpro-DF e a presidente da CLDF, deputada Celina Leão (PDT), o PL 01/2015 – PL da Mordaça – realmente não entrou na pauta de votação. Mas o debate deverá ser retomado em agosto, quando os parlamentares retornam do recesso.
Manifestações – Os distritais aprovaram o projeto de lei n° 572/2011, do deputado Cristiano Araújo (PTB), que estabelece critérios e horários para manifestações ao longo do Eixo Monumental. A proposta recebeu contudo o voto contrário de deputados da oposição, como o distrital Chico Vigilante (PT). A diretoria colegiada do Sinpro-DF também está verificando o teor deste PL.
Com informações do Portal da Câmara Legislativa do DF