Câmara dos Deputados vai discutir fechamento de escolas em SP na quinta (26)

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados promove audiência pública na quinta-feira (26) sobre o impacto causado pelas demissões de professores e funcionários da rede pública estadual, decorrente do fechamento de mais de 90 escolas no estado de São Paulo. A audiência está marcada para as 10 horas. A audiência será realizada no Plenário 8.
Participarão do debate o secretário de Educação de São Paulo, Herman Jacobus Cornelis Voorwald; a presidenta do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo (Apeoesp), Maria Izabel Azevedo Noronha; o coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara; e o presidente do Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação de São Paulo (Afuse), José Carlos Bueno do Prado.
O deputado Valmir Prascidelli (PT-SP), que solicitou o evento, lembrou que o governador do estado, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou um plano de reorganização escolar com o objetivo de dividir as escolas públicas do estado por ciclos.
“Essa reorganização resultará no fechamento de centenas de escolas públicas e demissões em massa de professores e funcionários, além de superlotar ainda mais as salas de aula. Quase uma centena de escolas já recebeu comunicados sobre o fechamento.”
O deputado ressaltou ainda que a mudança vai atingir milhares de estudantes que precisarão alterar o local de matrícula e, consequentemente, terão de estudar em uma escola bem mais distante de onde moram.
(do Portal Vermelho)