Brasil fica em 1º lugar na Olimpíada Ibero-Americana de Matemática

Estudantes brasileiros do ensino médio levaram o Brasil ao primeiro lugar na 28ª Olimpíada Ibero-Americana de Matemática (OIM), encerrada nesta sexta-feira (27) no Panamá. Além da vitória por equipes, o Brasil ganhou uma medalha de ouro e três de prata. O evento contou com a participação de 78 jovens com idades que variam entre 13 e 18 anos de 20 países de América Latina, Portugal e Espanha.
Rodrigo Sanches Ângelo, de São Paulo, foi o grande destaque da equipe brasileira conquistando a medalha de ouro com a pontuação máxima da prova, 42 pontos. Os estudantes Franco Matheus de Alencar Severo (RJ), Victor Oliveira Reis (PE) e Rafael Kazuhiro Miyazaki (SP) obtiveram a prata com 41, 40 e 35 pontos respectivamente.
Com este resultado a equipe brasileira garantiu, por segundo ano consecutivo, a primeira posição na classificação geral por países, com  158 pontos, seguido pela equipe de Portugal que obteve 154 pontos e México com 153 pontos. O time brasileiro foi liderado pelos professores Eduardo Wagner, do Rio de Janeiro (RJ) e Pablo Rodrigo Ganassim, de São Paulo (SP).
Na olimpíada, os estudantes tiveram de problemas de álgebra, teoria dos números, geometria e análise combinatória. Foram três problemas a cada dia, com valor de sete pontos cada, aplicados em quatro horas e meia.
A próxima edição da OIM será em Honduras, em 2014. Para participar, os competidores precisam ter no máximo 18 anos de idade e não podem ter participado da competição em duas edições anteriores. A equipe brasileira é formada a partir do resultado da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).
Com informações do G1