Vem aí o 11º Congresso dos Trabalhadores em Educação Chico Mendes

VOCÊ TEM SEDE DE QUÊ?

água, soberania, direitos, democracia, saber…

11º CONGRESSO DOS/AS TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO CHICO MENDES

16 a 18 de agosto de 2018

Com o lema Você tem sede de quê? Água, soberania, direitos, democracia, saber…, o Sinpro realiza o 11º Congresso dos(as) trabalhadores(as) em Educação Chico Mendes. O evento ocorrerá no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC – SGAS 902) e acontece em um momento de aprofundamento do golpe parlamentar, jurídico e midiático que derrubou uma presidenta honesta, retirou direitos do povo trabalhador na famigerada “reforma” trabalhista e no congelamento dos investimentos sociais; e ainda tenta cassar o direito de um operário disputar a eleição. O Congresso acontece no exato momento em que os golpistas estão entregando as nossas riquezas, como o petróleo, a energia, a terra e a água para o capital internacional e para os grandes banqueiros.
Aliado a tudo isso, assistimos ao autoritarismo na educação com o projeto fascista da “Escola sem Partido”, a malfadada (contra) reforma do ensino médio, as alterações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o desmonte no financiamento da educação com a Emenda Constitucional nº 95.
No Distrito Federal não é diferente do que ocorre no país. O governador segue a mesma cartilha neoliberal do governo federal: endurecimento com os sindicatos dos trabalhadores(as), não cumprimento dos acordos salariais e desmonte dos serviços públicos.
Com o objetivo de organizar a luta da categoria, reiteramos a participação de todos e todas os(as) delegados(as) inscritos(as) para o bom debate. Vamos preparar, na base, um processo que resulte num Congresso qualificado e que nos arme, de maneira unitária, para enfrentarmos os ataques à classe trabalhadora.
Adiamento – O 11º Congresso dos Trabalhadores em Educação Chico Mendes teve a sua data original (31 de maio a 02 de junho) alterada em função da greve dos caminhoneiros ocorrida no mesmo período.  A decisão tomada visou a assegurar o melhor atendimento e as melhores condições para que professores (as) e orientadores (as) educacionais tenham o maior aproveitamento possível durante o evento, sem nenhum prejuízo para seus participantes. A nova data foi estabelecida para os dias 16,17 e 18 de agosto de 2018.
Alterações nos GTs – Diante dessa nova realidade, algumas alterações foram feitas com o objetivo de assegurar o pleno debate e a participação dos(as) trabalhadores em educação. Assim, os Grupos de Trabalhos – que inicialmente estavam previstos para acontecer durante o Congresso – tiveram suas datas alteradas e serão realizados na sede do Sinpro-DF nos seguintes dias:
a) Meio Ambiente, dia 03 de agosto de 2018 (sexta-feira), às 19h;
b) Saúde, dia 04 de agosto de 2018 (sábado), às 9h;
c) A escola inserida num contexto de exclusão social/econômico e os seus reflexos, dia 09 de agosto de 2018 (quinta-feira), às 19h.
Solicitamos aos(às) delegados(as) que informem, por e-mail (joelma@sinprodf.org.br), qual o grupo de trabalho pretende participar.
A participação de cada um e cada uma é a certeza de um Congresso exitoso e que através das suas deliberações possamos realizar o bom combate em defesa da escola pública, gratuita e de qualidade.
>>> Mais informações pelo telefone 3343-4209.

Diretoria Colegiada do Sinpro/DF

 
>>> Confira a edição do Folha do Professor sobre o 11º Congresso
>>> Veja aqui a veja a programação atualizada do evento