Atenção, companheiras! Sexta (10) tem encontro do Coletivo de Mulheres

Os preparativos para o 8 de março (Dia Internacional da Mulher) e as estratégias de enfrentamento ao desgoverno Temer e suas danosas medidas contra a classe trabalhadora,em especial, as mulheres, serão temas da primeira reunião de 2017 do Coletivo de Mulheres Trabalhadoras da CUT Brasília.
Conforme dados do IBGE (2014), mulheres ganham, em média, 27% a menos do que os homens, trabalham mais, são obrigadas a ocupar postos de trabalho mais precários e sempre sofrem com uma segunda jornada de trabalho. Além de trabalharem o dia todo fora de suas casas, 90,6% das companheiras realizam tarefas domésticas que totalizam 21,35 horas semanais dedicadas ao serviço no lar, limitando a possibilidade de ascensão profissional e, consequentemente, a elevação da sua remuneração.
Sônia Queiroz, secretária de Mulheres Trabalhadoras da CUT Brasília, reforça a necessidade da presença e participação das companheiras e afirma que é de extrema importância que toda secretária de Mulheres de cada sindicato, ou dirigente responsável pelo segmento, participe e contribua com ideias e muito entusiasmo. “Em todas as medidas que atingem os trabalhadores, as mulheres são as que primeiro são afetadas e as que mais sofrem. Os nossos direitos nunca serão permanentes, precisamos ser vigilantes de lutar por eles durante toda a nossa vida”, esclarece a dirigente.
Sônia defende que é injusto que o governo use como pretexto a instabilidade fiscal, econômica, política e social para realizar o desmonte da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). “É preciso criar políticas públicas que garantam às mulheres melhores condições de trabalho, igualdade de remuneração, além do acesso a creches e outros equipamentos públicos que lhes permitam ocupar espaços sociais de relevância”, defende a dirigente CUTista. Quanto às propostas de mudança na Previdência, ela lamenta que, “ao retirar direitos, o Estado aprofundará ainda mais os abismos sociais e econômicos que já são tão profundos, cometendo uma verdadeira crueldade contra o povo brasileiro”, finaliza.
O encontro do Coletivo de Mulheres acontecerá nesta sexta (10), às 10 horas, na CUT Brasília. Participem!