Artigo: “Água: quanto mais falta, mais visível”

Hoje, dia 22 de março, Dia Mundial da Água, temos para comemorar a tomada de consciência que se espalha pelo Distrito Federal da importância deste recurso ambiental em nossas vidas, especialmente diante da crise hídrica que nos ameaça.
Aliada à preocupação com a ausência da água nas torneiras residenciais é hora de lembrarmos que somos biologicamente 70% água. Segundo o médico fisiologista Renato Lotufo, quando a taxa de perda de água no organismo passa de 5%, a pessoa começa a ter sérios comprometimentos clínicos. Considerando que a perda média de água do ser humano é de cerca de 2 a 2,5 litros de água por dia, que saem na urina, fezes e suor – em dias quentes, chegamos a perder o dobro disso -, tomamos consciência da importância vital da água. A sensação de sede ocorre quando a perda de água pelo organismo atinge entre 1% a 2%. Em um país como o Brasil, em pleno verão, com altas taxas de temperatura e umidade relativa do ar, quatro dias a seco significam uma perda de mais de 20% do peso corporal – risco de morte imediata. No frio, esse tempo pode chegar a sete dias – dependendo, claro, das condições físicas de cada um.
Esta tomada de consciência nos obriga a olhar com respeito para o ambiente físico que nos cerca, para o local onde habitamos, para o bioma CERRADO.
O Cerrado – bioma e também domínio morfoclimático – é conhecido por muitos como a “Berço das Águas”. E esse apelido não é ocasional, pois a sua área abriga nascentes ou leitos de rios de oito bacias hidrográficas dentre as doze que existem no país, o que revela a importância socioambiental de suas composições. Entretanto esquecemos que os berços abrigam seres frágeis, que precisam de proteção.
A configuração natural do Cerrado contribuiu para uma vegetação específica que auxilia na captação das águas das chuvas para o abastecimento de três importantes aquíferos, de forma que seus domínios florestais seriam responsáveis por abastecer a maior parte dos rios e recursos hídricos do país, incluindo aí importantes áreas de abastecimento. Segundo a ONG WWF Brasil, 90% da população brasileira consomem energia diretamente produzida no Cerrado ou fornecida por alguma hidrelétrica cujas águas nascem nesse bioma. As águas do Cerrado também abastecem a agricultura e a atividade industrial de boa parte do território brasileiro.
Embora apresente uma importância tão estratégica no que se refere à conservação dos recursos naturais e hídricos, o Cerrado já foi amplamente devastado. Atualmente, esse bioma contém menos de 20% de sua área original. Dessa forma, é preciso adotar medidas para a conservação desse importante domínio florestal, pois de outra forma não é possível vislumbrar perspectivas viáveis para garantir a sustentabilidade da água potável no país.
(*) Contribuição da equipe do Espaço Educador Chico Mendes – Chácara do Professor