Aprovada posição sobre Sistema Nacional de Educação

O documento que detalha a posição dos trabalhadores em educação a respeito do Sistema Nacional Articulado de Educação (SNE) foi debatido e aprovado em Brasília, durante a 7ª Conferência de Educação. O encontro foi realizado pela CNTE para consolidar a posição dos educadores sobre a construção do Sistema Nacional Articulado de Educação (SNE) e do novo PNE. Esses dois temas serão debatidos na Conferência Nacional de Educação (CONAE) a ser realizada no ano que vem pelo MEC.
“Os participantes trouxeram um embasamento fundamental para que possamos interferir na Conae 2010 e nas conferências municipais e estaduais”, declarou o presidente da CNTE, Roberto Leão.
Os conferencistas se dividiram em grupos e contribuíram com emendas ao documento. As principais propostas do texto tratam da valorização profissional, do financiamento e da gestão democrática, com participação da União dos estados e municípios. “O SNE vai fazer com que haja superação das desigualdades na educação do país. O Sistema visa aumentar a qualidade nas escolas”, explica o presidente.
No último dia da Conferência a CNTE lançou a 21ª publicação da série Cadernos da Educação, com textos sobre diretrizes de carreira. “O livro subsidia e orienta o trabalho das entidades afiliadas, sendo muito útil para gerar mobilização entre os educadores que estão em busca da valorização profissional”, afirmou a coordenadora da Escola de Formação da CNTE, Juçara Dutra Vieira.