Alunos da rede pública participarão da 2ª fase da Olimpíada de matemática

Para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep), são esperados cerca de 12 mil alunos da rede pública do Distrito Federal. Com a intenção de estimular o interesse pela disciplina, o evento ocorre simultaneamente em 42 escolas de Brasília, às 14h30 do próximo sábado (5/11). No Brasil, são mais de 800 mil inscritos contabilizando um total de 40 mil escolas. O resultado nacional sai em fevereiro de 2012.
Participam da atividade alunos do 6º ano do Ensino Médio, separados em três níveis de conhecimento. Os ganhadores serão premiados com uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelo período de 12 meses no valor de R$ 100,00, além de um estágio em uma universidade pública.
Na segunda fase, a prova aplicada tem de seis a oito questões dissertativas. Os alunos terão três horas para completar, explicar e demonstrar os cálculos de cada situação apresentada. Professores indicados pela coordenação do evento serão responsáveis pela correção.
Consta no regulamento da Obmep que, ao todo, os alunos brasileiros deverão ser premiados com 500 medalhas de ouro; 900 medalhas de prata; 1.800 medalhas de bronze e 30 mil certificados de Menção Honrosa. Os professores que participarem da segunda fase e obtiveram o maior número de pontos, receberão 127 prêmios.
O evento é promovido pelos Ministérios da Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação, e é realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
A lista de alunos classificados e os respectivos locais de prova estão disponíveis no site www.obmep.org.br.
Fonte: Jornal Correio Braziliense