Acompanhe como ocorrerá a contratação de professores temporários

Nas próximas horas a Secretaria de Educação do Distrito Federal deve iniciar o procedimento de contratação de professores(as) temporários(as), tendo em vista que o processo seletivo já foi finalizado, com a classificação já divulgada. A princípio as convocações serão feitas pelo site da SEE (www.se.df.gov.br) e posteriormente as regionais de ensino estão autorizadas a utilizar de todos os meios de comunicação para anunciar a convocação de temporários.
Inicialmente as primeiras convocações serão para ocupar vagas de professoras em licença maternidade ou em licença para tratamento de saúde, motivos que impossibilitarão a presença destas profissionais nos primeiros dias letivos. Também serão convocados temporários para substituição de professores que já estão atuando em direções de escolas. A contratação de professores para substituir aqueles que atuarão em coordenação pedagógica só ocorrerá após os procedimentos de distribuição de carga horária, previstos para o dia 6 de fevereiro.
Em contato com a Secretaria de Educação durante a tarde desta quarta-feira (01), o Sinpro foi informado que para a contratação de professores temporários de 2017 serão respeitados alguns critérios:
– classificação obtida no processo seletivo;
– os(as) professores(as) que desejarem atuar com ensino especial, ao se apresentarem deverão manifestar o interesse. Estes serão encaminhados para avaliação de aptidão, sem prejuízo da classificação obtida no processo seletivo;
– os(as) professores(as) que são PCD (Pessoa com Deficiência) também terão sua classificação no certame respeitada. Para cada quatro professores da Lista Geral de Ampla Concorrência, será convocado um professor PCD;
– as carências serão apresentadas aos professores na ordem de classificação, ex: convocados 50 professores de uma determinada CRE/disciplina, o professor classificado na primeira colocação poderá escolher entre as 50 carências ou mais disponíveis no momento da convocação a que ele deseja ser encaminhado.
Apesar das convocações de professores temporários, o Sinpro tem lutado e continua cobrando que a rede pública de ensino seja fortalecida com a contratação de professores concursados. As vagas para os(as) professores(as) que se aposentam, falecem, adoecem e quando ocorrem a expansão da rede pública (como por exemplo a construção de uma escola) devem ser preenchidas por professores(as) concursados(as).
Convocação do dia 01/02