Acampamento se transforma em ponto de resistência em defesa da democracia no Brasil

A resistência contra a injustiça, o combate contra todas as faces do golpe e a luta em defesa da democracia no Brasil têm sido o mote de centenas de trabalhadores(as), que desde o dia 10 de abril estão instalados em frente ao Ginásio Nilson Nelson, no Acampamento Lula Livre. Organizado pelo Campo Unitário, que engloba movimentos e entidades ligados ao campo, como o MST e a Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares), o acampamento também compõe a Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária, do MST.
De acordo com o MST, cerca de 400 integrantes de movimentos sociais oriundos do DF, GO, TO, BA e MG já estão no local. Outros participantes deverão integrar o acampamento nos próximos dias e amplificar os gritos em defesa de Lula e da democracia. “Estamos vivendo um golpe contra a classe trabalhadora do Brasil. Desde o impeachment da presidenta Dilma até a condenação do presidente Lula. Isso tudo faz parte do grande golpe. Desde então, os trabalhadores estão perdendo direitos, com a reforma trabalhista, com a tentativa da reforma da Previdência”, afirma o secretário de Política Agrária da Contag, Elias Borges. Para ele, “esse acampamento faz parte da resistência da classe trabalhadora contra a perda de direitos, contra o retrocesso e contra a condenação ilegal do presidente Lula”.
 
Doações são bem-vindas
Foi laçada uma campanha de doações de alimentos para suprir as necessidades dos acampados em Brasília. Itens como arroz, feijão, carne, legumes, verduras, macarrão e vários outros poderão ser deixados em uma tenda específica no acampamento. Quem não puder ir diretamente ao local, tem a opção de fazer a doação em dinheiro, que será convertido em alimentos. Neste caso, a pessoa interessada deve acessar o site www.vigilialulalivre.pt.org.br e seguir o passo a passo para doação.
O coordenador do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), Bruno Pilon, também lembra que sindicatos, agremiações e outros grupos podem ser centros de captação das doações de alimentos. Neste caso, os responsáveis por cada entidade levariam as doações até o acampamento. “Toda forma de doação vale a pena e é muito bem-vinda. As doações são uma forma de a gente fortalecer a luta neste momento histórico”, diz Pilon.
 
Confira alguns itens para doação:
– Pão
– Cuzcuzeira grande
– Frutas
– Verduras
– Temperos
– Carne
– Toalha de banho
– Leite
– 1 rolo de lona
– Colchonetes
– Fraldas P M
– Absorventes
– Roupas de bebê e para crianças
 
Os interessados podem visitar o acampamento para conhecer a luta e a disposição destes trabalhadores(as), inclusive vendo outros itens para doação.