A hora chegou! Vamos resgatar nossa democracia. Diretas já!

Em 17 de maio, mais um marco aconteceu na tão conturbada história política brasileira. Neste dia, estabeleceu-se o início da queda do golpismo. Após notícia amplamente divulgada de que o dono da JBS gravou Temer dando aval para comprar silêncio de Cunha e Aécio Neves pedindo R$ 2 milhões para pagar custos de sua defesa na Lava Jato, o império golpista começou a esfacelar.
Não demorou a estrondar nas paredes do Plenário da Câmara os gritos de “Fora Temer!” e que o pedido de impeachment fosse imediatamente protocolado. Em frente ao Palácio do Planalto, manifestações de protesto e um tremendo buzinaço.
Nesta quinta (18), o ilegítimo Temer desmarcou toda sua agenda e um silêncio sombrio paira por sobre o ‘teto do poder’.
A Central Única dos Trabalhadores em Brasília promoveu uma plenária emergencial nesta quinta (18), para que, junto aos sindicatos e movimentos sociais, traçassem os próximos passos do resgate da nossa democracia, tão duramente usurpada.
No encontro, que iniciou às 8h, a deputada federal Érika Kokay (PT/DF), alertou que esse é um momento ímpar. “Vamos barrar os ataques aos direitos que tramitam no Congresso Nacional, nada, desse governo ilegítimo e, comprovadamente corrupto, deve ser votado. Agora, precisamos de eleições diretas para que não haja novo golpe no país”.
Entre os encaminhamentos, uma ampla agenda de mobilização foi marcada. Para esta quinta (18), haverá atividade na Rodoviária do Plano Piloto, às 17h, e em seguida, será iniciada uma vigília, em frente ao Palácio do Planalto, a partir das 19h. O objetivo é pressionar o governo sem voto a renunciar, dando ao povo o direito de escolher seu governante através de eleições diretas.
Outra ação importante será um grande ato no domingo (21), que reunirá trabalhadores de todas as categorias, movimentos sociais e sindicais, e todo o conjunto da sociedade. O início do movimento está previsto às 10h, com concentração no Museu da República.
Na segunda (22), os movimentos se reunirão novamente para uma plenária ampliada, que discutirá a conjuntura política e traçará novas ações de combate ao golpe. A atividade acontece no Teatro dos Bancários, a partir das 19h.
Já na quarta (24), como previsto no calendário de lutas, trabalhadores de todo o país ocupam Brasília para dizerem NÃO a toda e qualquer retirada de direitos. A concentração está prevista para as 14h, no Estádio Mané Garrincha.
Para o secretário-geral da CUT Brasília, Rodrigo Rodrigues, esse é o momento de unidade, resistência e mobilização. “Precisamos deixar claro que o que está em jogo é o futuro do país. É hora de irmos às ruas com a cor vermelha, cor da luta. É importante que todos os trabalhadores estejam presentes nos atos e pressionem esse governo golpista”, destacou.
Confira a agenda:
A hora chegou! Vamos resgatar nossa democracia
Quinta (18/5)
17h – Atividade na Rodoviária do Plano Piloto
19h – Vigília em frente ao Palácio do Planalto
Domingo (21/5)
10h – Ato no Museu da República
Segunda (22/5)
19h – Plenária ampliada no auditório do Sindicato dos Bancários
Quarta (24/5) – Ocupa Brasília
14h – Concentração no Estádio Mané Garrincha
17h – Marcha
18h30 – Ato na Praça dos Três Poderes