Dia Internacional de Luta pela Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial

Quadro de 1960 que retrata o Massacre de Shaperville, situada na periferia de Joanesburgo, África do Sul

Na terça-feira (21), o mundo inteiro lembra o Dia Internacional de Luta pela Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória da tragédia ocorrida no dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, em que tropas do exército atacaram uma manifestação pacífica, assassinaram 69 pessoas e feriram outras 186.
O massacre ocorreu no bairro denominado Shaperville, no qual 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. Essa ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville.
Estudos comprovam que o racismo se apresenta, de forma velada ou não, contra judeus, árabes, indígenas, negros e outras raças. No Brasil, em que os negros representam quase a metade da população, chegando a 80 milhões de pessoas, o racismo ainda é um tema delicado.
Paulo Romeu Ramos, do Grupo Afro-Sul, avalia que as novas gerações têm uma visão mais aberta em relação ao tema, mas as pessoas ainda precisam mudar tradições racistas arraigadas  nas relações sociais. Para ele, é preciso investir em ações governamentais de combate ao racismo. O Grupo Afro-Sul é uma ONG de Porto Alegre, que promove a cultura negra em todos os seus aspectos.
A luta por uma educação antirracista e contra todo tipo de discriminação é uma bandeira histórica e uma política que o Sinpro-DF defende e à qual se dedica. Além de atender à categoria, a Secretaria para Assuntos de Raça e Sexualidade promove atividades que visam a combater todo o tipo de discriminação.
“Nossa responsabilidade é trabalhar para que todo o tipo de discriminação e preconceito seja eliminado de nossa sociedade. Para isso, a Secretaria para Assuntos de Raça e Sexualidade do Sinpro-DF tem a preocupação de estar sempre ao lado dos movimentos sociais que combatem o racismo e valorizam e dissemina a cultura dos povos afrodescententes”, informa Élbia Pires de Almeida, coordenadora da secretaria.
Ela lembra que o artigo 1º da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz que o dia 21 de março é uma data importante porque reforça a luta contra o preconceito racial em todo o mundo e que a luta contra a discriminação racial só começou a se intensificar no Brasil após a Constituição Federal de 1988, que incluía o crime de racismo como inafiançável e imprescritível.
A diretoria colegiada do Sinpro-DF entende que a eliminação de qualquer tipo de discriminação é fundamental para se ter uma sociedade mais justa. O combate ao racismo nas escolas também é uma forma de reduzir a violência, o extermínio da juventude negra e a discriminação sexista e racial contra a mulher negra.
E informa que, segundo o Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, a “discriminação racial é qualquer tipo de distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública”.
Confira fotos do massacre de Shaperville:
(Divulgação)