Sinpro-DF realiza debates itinerantes. Participe!

A ideia é levar para o maior número possível de pessoas os esclarecimentos acerca da reforma que irá retirar dos/as trabalhadores/as as principais garantias de uma velhice tranquila e remunerada.
A reforma da Previdência do governo Michel Temer irá penalizar a categoria docente com duplo prejuízo. A idade mínima para homens e mulheres aposentarem será elevada para 65 anos e, o tempo mínimo de contribuição, para 25 anos. A aposentadoria integral só será no nome, pois, com a regra proposta, a pessoa receberá no máximo a média de todas as contribuições que fez durante a vida laboral.
A categoria do magistério, portanto, terá duplo prejuízo porque, além de ter o tempo de contribuição e a idade nivelados à dos demais trabalhadores/as, perderá a aposentadoria especial. O resultado é que as professoras terão triplo prejuízo porque perderão a prerrogativa de se aposentar com cinco anos a menos em relação ao professor. Ou seja, a professora que atua em sala de aula, segundo a proposta em tramitação na Câmara dos Deputados, só poderá se aposentar com 65 anos e, para receber o valor integral do benefício após a aposentadoria, terá de ter contribuído 49 anos.
As regras de transição definidas no projeto são ambíguas e deixa muitas dúvidas. A reforma dificulta e, muitas vezes até impede, o acesso da juventude que ingressou recentemente no mercado de trabalho de se aposentar. E quem ainda nem sequer conseguiu adentrá-lo terá sua possibilidade de aposentadoria totalmente impedida.
Para esclarecer essas e outras dúvidas, o Sinpro-DF fará uma série de debates em várias Regiões Administrativas do Distrito Federal com especialistas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip).
A série de debates começou na quarta-feira (22), no CEM 01, de Brazlândia, com Vladimir Nepomuceno. Servidor público federal do INSS, aposentado, com mais de 30 anos de experiência, em especial na área de Gestão de Pessoas, e dirigente sindical com atuação em entidades sindicais da área de seguridade social, atuando em questões relacionadas a servidores públicos, dentre outras.
Confira no calendário a data, o local e o horário em que o Sinpro-DF irá em sua cidade-satélite e participe: os especialistas irão esclarecer todas as dúvidas.
Calendário
22/2, às 14h – CEM 01 – Brazlândia
Debatedores: Vladimir Nepomuceno
6/3, às 19h – Taguatinga, no Centro Cultura do Taguaparque.
Debatedores: Clóvis Scherer, do Dieese, e Floriano Martins, da Anfip.
7/3, às 19h – Planaltina, no CED 01 (Centrão).
Debatedor: Clóvis Sherer, do Dieese e Vladimir Nepomuceno.
9/3, às 19h – Gama, no CG CEM 01.
Debatedor: Clóvis Scherer, do Dieese.
11/3, às 9h – Plano Piloto, no Auditório Paulo Freire, do Sinpro-DF.
Debatedores: Joana Mustafa, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Camila Moreno, assessora da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, e Luciano Fazio, consultor em previdência social.