Ex-presidente Lula discursa na abertura do 33° Congresso da CNTE

Na quinta-feira (12), o discurso ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o destaque no primeiro dia do 33º Congresso Nacional da CNTE – Paulo Freire: Educação Pública, Democracia e Resistência.
Em sua fala, em que a pauta era a conjuntura nacional e internacional, Lula dedicou boa parte do seu tempo para abordar a Educação. Segundo Lula, “não teremos uma boa escola se a comunidade não for chamada para construir essa escola, que precisa fazer parte da vida da comunidade”. De acordo com o ex-presidente, “a educação é o investimento mais barato, mais produtivo e o que dá o maior retorno ao país”.
Lula fez críticas ao governo Temer, que em suas palavras, “está jogando pela janela a oportunidade de o Brasil se tornar uma grande nação, através da educação, pois a grandeza de um país se mede pela educação que o Estado dá”. E fuzilou o governo golpista, ao dizer que “não há legitimidade de quem chegou ao poder sem voto, entrando pela porta dos fundos”.  O ex-presidente lembrou algumas conquistas sociais e econômicas e foi bastante aplaudido pelo público, que lotou o auditório.
Antes de Lula, durante a cerimônia de abertura, o golpe foi o assunto recorrente dentre os palestrantes. Vagner Freitas, presidente da CUT, foi direto ao ponto, ao dizer que “não reconhecemos esse governo golpista e nossa função é derrubá-lo o mais rápido possível, pois não há acordo com governo que não tem legitimidade”.
Antonio Lisboa (Conselheiro da OIT) resumiu o evento ao dizer que “nosso Congresso acontece em um momento histórico e grave. Nós passamos por um processo de golpe de Estado e efetivação desse golpe, com a tentativa de retirada dos direitos e entrega do patrimônio dos brasileiros para o capital internacional. Pelo outro lado, realizar esse Congresso, em 2017 em Brasília, é extremamente importante para levarmos para todo o país e outros países a denúncia do governo golpista”, esclarece.