Seminário Internacional antecede Congresso Nacional da CNTE, em Brasília

De quinta-feira (12) a domingo (15), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, ocorre o 33° Congresso Nacional da CNTE Paulo Freire: Educação Pública, Democracia e Resistência. Antes dele, nesta quarta-feira (11), para os delegados sindicais, acontece o Seminário Internacional.
Na abertura, a análise de conjuntura foi abordada por Hugo Yasky (Presidente da IEAL e Presidente da CTA, da Argentina) e Antonio Lisboa (Secretário de Relações Internacionais da CUT e Secretário de Finanças da CNTE).  Para Lisboa, em um Seminário Internacional, apresentar a conjuntura do Brasil, desnudar o golpe promovido recentemente, é de grande importância. “É fundamental, pois muitas vezes os sindicatos estrangeiros recebem a informação da mídia brasileira, uma grande articuladora do golpe, e muitas vezes, por comodidade, a mídia estrangeira repete o que mídia brasileira repercute. Então fazer o enfrentamento, promover esse diálogo é muito importante para quebrarmos esse bloqueio da informação que sai aqui do Brasil”, diz.
Na parte da manhã, ocorreu a mesa de debates sobre os “Desafios Educacionais e Políticos nos Países da América Latina”. À tarde, mesas semelhantes discutem o mesmo assunto, a primeira aborda a situação na África e a segunda, na América do Norte, Europa e Ásia.