Secretaria de Educação publica 120 aposentadorias

Nesta quarta-feira (11), o Diário Oficial do DF publicou as aposentadorias de 119 professores e de um orientador educacional. Com a proximidade do ano letivo, preocupa a posição da Secretaria de Educação em não fazer a nomeação dos (as) professores (as) concursados (as) em 2013.
“O Sinpro tem cobrado da Secretaria de Educação a nomeação de professores (as) e orientadores (as) educacionais, em função da necessidade que a rede terá de professores (as) efetivos (as). O GDF interrompeu o processo de nomeação de professores (as) em 2015. Antes disso, tínhamos o número de contratações equivalente ao número de aposentadorias. O déficit hoje de professores (as) aposentados (as) e nomeados (as) já gira em torno de 2 mil, que são vagas de concurso público”, afirma Cláudio Antunes, diretor do Sinpro.
O ano letivo mais uma vez corre risco de faltar professor (a). “O GDF usa como subterfúgio a contratação temporária. Esse tipo de contratação existe e é legal para os casos específicos de licenças, mas para os casos de aposentadoria, falecimento e demissão, o correto é fazer a nomeação dos (a) concursado (a), coisa que a Secretaria tem reduzido”, diz o diretor.
Lembrando que há um déficit altíssimo de orientadores (as) educacionais, cujo cargo não existe contratação temporária. Dos (as) aprovados (as) do último concurso para orientador (a) educacional, apenas 5 foram contratados.