Terceirizados da limpeza nas escolas públicas do DF entrarão em greve

Sem receber o 13º salário que já deveria ter sido pago desde o dia 19 de dezembro do ano passado, mais de três mil trabalhadores terceirizados nos serviços de limpeza e conservação das escolas públicas do Distrito Federal (DF), empregados da Empresa Juiz de Fora, entrarão em greve a partir da próxima segunda-feira (09).
Alguns trabalhadores também cobram o recebimento das férias e são prestadores de serviços nas Regionais de Ensino de Planaltina, Sobradinho, São Sebastião, Paranoá, Plano Piloto, Lagos Sul e Norte, Estrutural, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Candangolândia, Santa Maria, entre outras localidades.
A direção do Sindiserviços-DF, sindicato que representa a categoria, destaca que a Juiz de Fora e todas as demais empresas prestadoras de serviços para a Secretaria de Estado da Educação (SEE) do DF, receberam 1/12% (um doze avos por cento) do valor mensal das faturas durante todo o ano passado para o pagamento exclusivo do 13º salário e as férias dos trabalhadores, o que não explica ou justifica o atraso no pagamento dos direitos trabalhistas dos seus empregados.
A diretoria do sindicato também lembra que na próxima sexta (6), será o primeiro quinto dia útil do ano e as empresas terceirizadas no Governo do Distrito Federal (GDF) terão que pagar os salários e o tíquete alimentação dos trabalhadores referente ao mês de dezembro de 2016. O que, segundo a secretária geral do Sindiserviços-DF, Andréa Cristina da Silva, amplia a preocupação da categoria que há dois anos vem sendo lesada com o recebimento dos seus vencimentos sempre com atraso.
Andréa ressalta que, nos meses de novembro e dezembro do ano passado, a direção do Sindiserviços-DF participou de audiências e reuniões no Ministério Publico do Trabalho (MPT/DF-TO), na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/DF), na Secretaria de Estado de Educação (SEE/DF) e foi criada uma Comissão Geral na Câmara Legislativa, com a preocupação de acompanhar o pagamento do salário, tíquete alimentação e 13º salário, juntamente com a elaboração de uma planilha que garantisse o pagamento em dia dos vencimentos neste ano.
Ação Judicial
Segundo o sindicato, a greve dos trabalhadores da Juiz de Fora deverá contar com a adesão dos empregados da Empresa Real JG Serviços Gerais e das merendeiras da G&E Serviços Terceirizados, que estão ser receber o 13º salário e as férias.
Os dirigentes do Sindiserviços-DF alertam que a categoria decidiu que só retornará aos postos de trabalho quando receber seus direitos.
Caso não seja dada uma solução imediata, a partir do dia 20 de janeiro, período de retorno forense, a direção do sindicato ingressará com denuncia na Justiça do Trabalho para obrigar as empresas a pagarem os benefícios devidos aos seus funcionários.