Após 9º dia de ocupação, aposentados recebem parcela da pecúnia da licença-prêmio

Depois de nove dias de vigília e acampamento na marquise do Palácio do Buriti em condições desumanas e intensa atuação da diretoria do Sinpro-DF, professoras(es) e orientadoras(es) educacionais aposentadas(os) receberam parte da pecúnia da licença-prêmio nesta quinta-feira (1º/12). O Governo do Distrito Federal (GDF) pagou a segunda parcela aos(as) aposentados(as) de julho de 2015, a qual está prevista para ser creditada na noite desta quinta-feira (1º) e disponível na conta dos(as) aposentados(as) nesta sexta-feira (2).
A luta e o apoio da categoria, bem como o esforço de deputados distritais, também foram fundamentais para que o GDF atendesse ao pleito e o acampamento fosse encerrado. Além desse valor, a comissão de negociação do Sinpro-DF, em reunião com representantes do GDF, na terça-feira (29), cobrou um documento no qual o governo se comprometeu a efetuar o restante do pagamento da pecúnia da licença-prêmio de 2015 (que são as pendências de julho e os meses de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro).
Assim, no dia 16/12/16, o GDF vai pagar a última parcela dos(as) aposentados(as) de julho/15 e, no dia 16/1/17, irá quitar todos os débitos de pecúnia de 2015. “Inicialmente, a proposta do GDF era a de efetuar esses pagamentos de forma parcelada em dezembro de 2016, janeiro e fevereiro de 2017. A comissão de negociação insistiu para que houvesse uma antecipação e o pleito era para quitar ainda em dezembro/16. O governo alegou mais uma vez a falta de dinheiro, porém, reduziu para as duas parcelas”, relata Rosilene Corrêa, coordenadora da Secretaria de Finanças do Sinpro-DF.
Todavia, o GDF não precisou quais os valores que serão pagos nessas datas. No documento, o GDF reconhece e reafirma o compromisso do governo de pagar as pecúnias das aposentadorias de 2016 em 2017, não deixando que entrem em exercício findo. A previsão é a de que em março se estabeleça um cronograma de pagamento. Os representantes do governo disseram que em março já terão condições e informações financeiras para estabelecerem um cronograma para pagar as de 2016.
Disseram também que, para isso, já foi criada até mesmo uma rubrica para inclusão dos pagamentos mesmo sendo referentes ao ano anterior. Isso tudo é resultado das negociações, mobilizações, pressões da categoria que resultou na ocupação da varanda do Palácio do Buriti com aposentadas que resistiram durante nove dias em condições precárias sob barracas de lona.
Na avaliação da diretoria do Sinpro-DF, essa é a prova, mais uma vez, de que a luta vale a pena. Até porque o GDF já havia anunciado que não havia orçamento para o pagamento das pecúnicas. Tanto é que na semana passada, o GDF chamou uma coletiva em que o governo apresentou o seu previsão para dezembro e não constava o pagamento da pecúnia.