GDF tenta sacar recursos do IPREV para pagamento de salários. Votação será nesta terça, na CLDF

O Sinpro convoca a categoria para acompanhar a votação que decidirá a retirada de recursos do Instituto de Previdência dos Servidores do DF (IPREV) para pagamento de salários do funcionalismo público. A votação ocorrerá durante a tarde desta terça-feira (29), na Câmara Legislativa do Distrito Federal, e é mais uma proposta irresponsável do GDF, que de forma irresponsável quer sacar novamente recursos do IPREV para pagar o funcionalismo de Brasília.
Na tarde de segunda-feira (28) um projeto de lei foi enviado à CLDF para retirar do IPREV R$ 493 milhões para garantir o pagamento dos próximos três meses, incluindo aí a retomada do pagamento das pecúnias da licença-prêmio, 13º e abono de férias. No ano passado, retirou R$ 1,2 bilhão do Instituto para isso.
Em audiência pública realizada na manhã de hoje na Câmara Legislativa, a proposta foi duramente criticada por dirigentes do Sinpro e demais categorias do funcionalismo distrital. O diretor de imprensa do Sinpro, Cláudio Antunes, lembrou que desde de 2015 “retornarmos à CLDF para resolver problemas, que não ocorreriam caso o governo, efetivamente, governasse”. Cláudio enfatizou a situação desumana em que se encontram os aposentados, acampados sob a marquise do Palácio do Buriti, há nove dias, reivindicando direitos assegurados em lei. O dirigente também destacou que a solução encontrada pelo GDF preocupa. “Saques no Iprev são uma bola de neve e isso vai estourar um dia. Uma hora esse superávit vai deixar de existir com esses saques contínuos”, disse.
Além de não resolver o problema, os saques de recursos dos servidores para organizar as contas do GDF mostram, na verdade, o retrato da má gestão do governo Rollemberg, que toma decisões sem qualquer debate com a categoria.