Nenhum direito a menos!!!

nota-de-repudio-250-01
A diretoria colegiada do Sinpro-DF, em sintonia com a história de lutas deste Sindicato, reafirma a defesa da democracia e a recusa a qualquer tentativa de subtração e de redução de direitos. Nesse sentido, entendemos que o momento político atual coloca em cheque conquistas históricas da sociedade brasileira e da classe trabalhadora.
O impedimento da presidenta Dilma, sem a materialidade de um crime de responsabilidade, condição essencial para justificar tal processo, fragiliza as instituições e empurra para a “berlinda” a nossa jovem democracia. Neste cenário de golpe, conquistas históricas, previstas no rol das legislações trabalhistas, estão sendo atacadas por um Congresso cada vez mais distante dos interesses da maioria da população a fim de serem eliminadas. Além do ataque a conquistas históricas da classe trabalhadora, o governo interino tem proposto medidas que precarizam a oferta de serviços públicos essenciais à população, e previstos na Constituição Federal como direitos sociais, com redução de investimentos em áreas fundamentais, como Educação e Saúde.
O PL 4567, que entrega o pré-sal ao capital estrangeiro, é um ataque à soberania nacional e à possibilidade de aumento de recursos para áreas essenciais, como educação e saúde; a PEC 241, que libera a União de realizar investimentos mínimos na saúde e educação por um período de 20 anos; os PLS 193 e PL 867, que propõem o cerceamento à liberdade de ensinar e o direito a aprender; a reforma da Previdência, que aumenta o tempo de contribuição; o fim da política de valorização do salário mínimo, que tem impacto direto em boa parte das condições de vida de estudantes da rede pública, todos estes projetos fazem parte do rol de propostas que visam a subtrair conquistas trabalhistas e sociais que compõem o conjunto de ações a serem impostas a se confirmar o golpe a partir da aprovação do impeachment da presidenta Dilma.
Portanto, a partir da análise desta conjuntura, temos a compreensão de que a diplomação de Temer como presidente do Brasil significará a concretização do golpe na democracia brasileira e que o projeto por ele representado tentará implementar uma agenda de subtração de direitos e ataques a conquistas históricas da classe trabalhadora.
Nesta perspectiva, entendemos que é fundamental a unidade da classe trabalhadora, compreendendo que estamos em um momento de acirramento da luta de classes e conclamamos a categoria à mobilização contra a retirada de direitos.
NENHUM DIREITO A MENOS!

DIRETORIA COLEGIADA DO SINPRO – DF