CUT comemora 33º aniversário. Parabéns, classe trabalhadora!!!

cut_bandeira
Fundada em 28 de agosto de 1983, a CUT – Central Única dos Trabalhadores completa, neste domingo, 33 anos de história e muitas lutas.
Ao longo desses anos não faltaram desafios aos trabalhadores e a CUT soube conduzir a situação, fazendo a intervenção na medida e nos momentos corretos, promovendo avanços e evitando retrocessos nos direitos da classe trabalhadora. Não à toa é a maior organização sindical do Brasil, da América Latina e a 5ª maior do mundo.
Como há três décadas atrás, a Central reafirma seu compromisso em defesa da democracia e dos direitos da classe trabalhadora.
Para o professor Antônio Lisboa, secretário nacional de Relações Internacionais da CUT, a entidade foi fundamental para o processo de redemocratização do país após a ditadura militar, trazendo conquistas para os trabalhadores, lutando e conquistando liberdades para toda a sociedade brasileira. “Neste momento em que a democracia está em risco, em que grandes ameaças aos direitos dos trabalhadores estão novamente na pauta, a CUT não se negará a continuar lutando pela democracia e para que nenhum direito seja retirado. Estamos todos nós de parabéns. A CUT, por seu aniversário; e nós, a classe trabalhadora, por termos um instrumento tão fundamental para a luta neste momento crítico no Brasil”, afirmou.
Na mesma linha de raciocínio, o secretário geral da CUT Brasília, também professsor, Rodrigo Rodrigues enfatizou que “a Central comemora os seus 33 anos de lutas em um dos momentos mais complicados da história brasileira, no qual a democracia está sob risco. E nós estamos organizando a classe trabalhadora para lutar contra um golpe que está em curso – articulado pela imprensa conservadora-golpista e encaminhado por instituições que deveriam defender a democracia, mas que se alinham ao que há de pior na política nacional”. E completa: “A importância da CUT se demonstra na defesa dos interesses da classe trabalhadora e na manutenção dos direitos conquistados. E como principal instrumento de luta, criado na redemocratização do país, comemora 33 anos mais uma vez defendendo a democracia e todos os direitos da classe trabalhadora”.
“É certo que está em curso um golpe no país, um golpe sobretudo contra a classe trabalhadora, contra os direitos e conquistas arrancados com muita luta e muito suor. Temos, com certeza, muito o que comemorar nesse 33º aniversário da CUT, mas igualmente temos muitos desafios para vencer daqui para frente – principalmente em organizar e mobilizar a classe trabalhadora para o enfrentamento à ofensiva golpista. Não tenhamos dúvida de que o papel que a CUT deve desempenhar neste período é muito grande, inclusive na perpectiva da construção de uma greve geral. Ou seja, só parando a produção, colocando nas ruas trabalhadores de todos os ramos e categorias é que conseguiremos barrar esse golpe. Esse é nosso desafio, esse o desafio da CUT, e nós vamos encará-lo com a certeza e a firmeza de quem tem 33 anos de luta”, destacou a vice-presidente da CUT Brasília e diretora do Sinpro-DF, professora Meg Guimarães.
Segundo a secretária de Formação da CUT Brasília e também diretora do Sinpro-DF, professora Nilza Cristina Gomes dos Santos, a CUT é sinônimo de resistência, de luta. “E em uma conjuntuta tão complicada como a de agora, conseguir resistir e mobilizar a classe trabalhadora é tarefa para uma Central realmente responsável e comprometida com os traballhadores. Temos que ter orgulho da nossa CUT, uma Central forte e combativa”.
Um pouco da História
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) é uma organização sindical brasileira de massas, em nível máximo, de caráter classista, autônomo e democrático, cujo compromisso é a defesa dos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora.
Baseada em princípios de igualdade e solidariedade, seus objetivos são organizar, representar sindicalmente e dirigir a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, do setor público e privado, ativos e inativos, por melhores condições de vida e de trabalho e por uma sociedade justa e democrática.
Presente em todos os ramos de atividade econômica do país, a CUT se consolida como a maior central sindical do Brasil, da América Latina e a 5ª maior do mundo.
Desde sua fundação, a CUT tem atuação fundamental na disputa da hegemonia e nas transformações ocorridas no cenário político, econômico e social ao longo da história brasileira, latino-americana e mundial. Os avanços obtidos na proposta de um Sistema Democrático de Relações de Trabalho e a eleição de um operário à presidência da República em 2002, são fortes exemplos dessas mudanças e resultados diretos das ações da CUT em sua luta incansável pela garantia e ampliação de direitos da classe trabalhadora.
Princípios
A CUT defende a liberdade e autonomia sindical com o compromisso e o entendimento de que os trabalhadores têm o direito de decidir livremente sobre suas formas de organização, filiação e sustentação financeira, com total independência frente ao Estado, governos, patronato, partidos e agrupamentos políticos, credos e instituições religiosas e a quaisquer organismos de caráter programático ou institucional.
Para a Central, as lutas da classe trabalhadora são sustentadas pela unidade a partir da vontade e da consciência política dos trabalhadores.