CNTE realiza Seminário da Juventude e discute direitos atacados com o golpe

Nos próximos dias 12, 13 e 14 será realizado o II Seminário da Juventude, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação (CNTE). O encontro contará com a participação de integrantes dos sindicatos filiados à Confederação, representantes da CUT e outros convidados. Entre eles, representantes do sindicato dos professores do Uruguai. A abertura do II Seminário da Juventude será às 14h, na sede da CNTE.
“Vivemos um momento delicado na conjuntura política, em que os direitos dos professores e demais trabalhadores, frutos de muita luta e suor, estão sendo atacados covardemente. A rede pública de educação está um caos. Falta estrutura para atender alunos; diversas ameaças disfarçadas de projetos tramitam no Congresso. Com o golpe em curso, faz-se necessário levar esse debate para a categoria. Queremos mostrar que com unidade de luta é possível uma educação pública de qualidade”,afirma o coordenador de Juventude da CNTE, Carlos Guimarães.
Segundo representantes da CNTE, desde que assumiu ilegitimamente a presidência da República como interino, Michel Temer tem prejudicado trabalhadores de diversas categorias. Entre alguns desses prejuízos estão a desvinculação das receitas orçamentárias que destinam recursos do Fundo Social e dos royalties do petróleo para a educação e a privatização da rede pública de educação por meio do repasse da gestão pedagógica e financeira das escolas públicas para Organizações Sociais (OS´s).
Outra ameaça é o PLS 193/2016, conhecido como Lei da Mordaça. O projeto tenta fincar a qualquer custo o fim da liberdade de expressão dentro das salas de aula. O PLS restringe direitos dos professores e não permite a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento e o pluralismo de ideias.
O coordenador de Juventude da CNTE afirma que estes são apenas alguns dos retrocessos do governo Temer que ferem diretamente os trabalhadores da Educação e serão permanentemente combatidas pela categoria.
Além da luta unificada por direitos na educação, outro ponto importante do Seminário da Juventude será discutir novas formas de melhorar o aprendizado na rede pública de ensino. Para os organizadores do seminário, algumas das alternativas para esta melhoria se dá por meio da implementação de matérias como música, arte, teatro e cinema na grade curricular dos alunos.
“Estas são ótimas formas de garantir uma educação de qualidade. É preciso mostrar aos estudantes todas as formas de aprendizado, algo que vá além das matérias da grade comum curricular”, concluiu Carlos Guimarães.
Para a secretaria da Juventude da CUT Brasília e dirigente do Sindpd-DF, Maria do Socorro, a realização de um debate na atual conjuntura é fundamental. “Nós da CUT Brasília apoiamos a iniciativa da CNTE. Quanto mais seminários forem realizados com este intuito, mais os trabalhadores estarão cientes dos retrocessos do governo golpista e poderão lutar contra a perda de direitos”, afirma.
Confira abaixo a programação completa do II Seminário da Juventude da CNTE :
12/08 Sexta-feira
14h  Abertura
15h Debate Democracia e Currículo
Convidados – Paulo Roberto Padilha IPF, Maria Frô/ Ass Formação CUT Brasil
Lirani Maria Franco – CNTE
17h30 Financiamento da educação e carreira
Convidados – Otaviano Helene IF/USP, Cibele Vieira FUP
Eduardo Beurmann – CNTE
21h30 Filme Branco sai preto fica
13/08 Sábado
08h30 Esquenta: 100 Anos do samba – Apresentação de uma seleção de sambas que marcaram época na cultura brasileira
Leonardo Ladislau UNESP
9h Roda de Conversa: A Construção do Conhecimento na educação pública- o uso de diversas ferramentas na aprendizagem: música, imagens, cinema, circo, teatro e internet.
Convidados : Mídia Ninja, Cristiane Taguchi Únicamp, Professor Aloizio Pedersen Rs e Coletivo Ambidestro.
14h30 Contribuições da Educação Popular no Avanço da Educação Pública.
Dário Peralta – Argentina
Paulo Roberto Padilha IPF
Coletivo Ambidestro
21h30 Atividade Cultural “MURGA”
14/08 Domingo
9h30 Reunião Entre as Regiões
Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul
11h30 Encaminhamentos
12h30 Leitura do Manifesto da Juventude da CNTE em relação à defesa da democracia e da educação pública
13h Encerramento
Fonte: CUT Brasília