Sinpro convoca professores aposentados para vigília nesta terça (26), entre o anexo e o Palácio do Buriti

O Sinpro convoca os(as) professores(as) e pedagogos(as)-orientadores(as) educacionais aposentados para uma vigília nesta terça-feira (26), às 15h, entre o anexo e o Palácio do Buriti. No mesmo horário a diretoria do Sindicato se reunirá com o Governo do Distrito Federal para tratar do pagamento da pecúnia da licença-prêmio e a presença de todos e todas é de grande importância para pressionar o governo a cumprir uma promessa feita com a categoria.
O Governo do Distrito Federal tem dificultado o pagamento da pecúnia dos(as) profissionais da carreira do magistério aposentados de julho a novembro de 2015, impedindo que estes profissionais usufruam deste direito após trabalharem mais de 30 anos na Secretaria de Educação do DF. Além disto, o Sinpro não foi chamado para nenhuma reunião para tratar do assunto e o governo não apresentou o calendário de pagamento da pecúnia para aqueles que se aposentaram de julho a novembro de 2015.
Durante as negociações o governo apontou para o pagamento de todas as pecúnias até março de 2015, porém vem insistindo em outra interpretação, dizendo que o pagamento seria feito até a folha de junho. O desrespeito tem deixado vários(as) professores(as) sem nenhuma previsão de pagamento, sendo que o compromisso do governo era de que até abril todas as pecúnias seriam pagas.
Esse atraso é uma quebra de acordo firmado com o Sinpro. A Diretoria Colegiada do sindicato entende que atrasar ainda mais direitos de professores(as) e pedagogos(as)-orientadores(as) educacionais é, no mínimo, falta de respeito e observa que esses(as) profissionais que se aposentaram no ano passado estão sendo duplamente injustiçados e desrespeitados no seu direito ao recebimento da pecúnia, assegurado na Lei Complementar nº 840/2011.