Oficinas ecológicas para aposentados são sucesso

Um experimento da diretoria colegiada do Sinpro-DF se tornou um sucesso entre os (as) aposentados(as) da categoria. Na terça-feira (19), e por intermédio da Secretaria para Assuntos dos Aposentados, o Sinpro-DF realizou, pela primeira vez, oficinas ecológicas para mobilizar e atrair os (as) aposentados (as).
Mais de 60 inscritos (as) participaram da Oficina de Cultivo de Hortas em Pequenos Espaços e da Oficina de Ervas Aromáticas e Medicinais na Cozinha e na Varanda, realizadas na Chácara do Professor, entre 9h e 17h. “É uma atividade diferente na rotina do (a) aposentado (a) e também uma forma de esse segmento da categoria desfrutar da Chácara do Professor com outras atividades além do lazer”, informa Sílvia Canabrava, coordenadora da Secretaria para Assuntos dos Aposentados.
Ela conta que a diretoria colegiada do sindicado pensou nessas oficinas porque se trata de ações pedagógicas e políticas que envolvem o professor (a) e o (a) pedagogo(a)-orientador(a) educacional aposentados (as), durante um dia inteiro, com a natureza, conhecendo a proposta agroecológica e os princípios da sustentabilidade adotados na chácara, bem como adquirindo novos conhecimentos sobre o meio ambiente, ocupando-se com uma atividade coletiva e aprendendo a evitar a degradação ambiental e doenças por meio do cultivo de suas próprias hortaliças”, explicou.
As oficinas mostraram para os (as) aposentados (as) que eles e elas podem usar o cultivo de plantas como uma terapia ocupacional e que, até mesmo quem mora em apartamento, pode ter sua própria jardineira com hortas e ervas livres de agrotóxicos.
Nessas oficinas inaugurais, os(as) participantes tiveram aulas teóricas e práticas. Aprenderam a plantar e a cultivar. Quem se inscreveu na oficina de cultivo de hortas, levou a jardineira e plantou alface, couve e outras hortaliças. Quem optou pelas ervas medicinais e aromáticas, ao final da atividade, fez patês e sucos variados e saudáveis e serviu  durante o encerramento.
Sílvia disse que a Chácara do Professor tem um projeto de sustentabilidade e é um local apropriado para esse tipo de aprendizado. “É como explicou o professor: os produtores usam agrotóxico para que as plantas se desenvolvam mais rápido, para evitar pragas e outras ações da natureza que, para eles, redundam em prejuízo econômico”, esclarece a diretora.
Durante as oficinas, os (as) aposentados (as) tiveram uma “aula” de agroecologia. Eles e elas foram levados à trilha existente na chácara, local em que puderam conhecer uma plantação baseada no conceito da agroecologia. “Eles e elas viram a agrofloresta de perto. Após finalizarmos as oficinas, todos (as)  os (as) participantes reivindicaram a continuidade do projeto e sugeriram outras abordagens também destinadas ao aprendizado de cultivo de plantas. Estamos pensando sobre isso”, informou  a diretora.
Ela disse que as oficinas fizeram tanto sucesso entre os (as) participantes que ela e os demais diretores da Secretaria para Assuntos dos Aposentados, Francisco Raimundo (Chicão) e Francisco Assis, divulgaram e estimularam os (as) aposentados (as) a se inscreverem no II Seminário Socioambiental, que será realizado na Chácara do Professor, no dia 7 de maio. Durante o seminário, será inaugurado o Espaço Calliandra, às 17h. No encerramento dessa atividade, haverá um sarau.
Confira, a seguir, o álbum de fotos:
[nggallery id=465]