Sinpro realiza reunião com aposentados nesta quinta (28), às 14h

2016.01.28 - Reuniao dos Aposentados_Fotos ECOM_foto (3)
A Comissão de Negociação do Sinpro retomou a reunião com representantes do Governo do Distrito Federal na tarde desta quarta-feira (27), no Palácio do Buriti. Desde o início da manhã os(as) professores(as) mantêm vigília em frente ao Palácio do Buriti aguardando uma resposta do GDF. A diretora Silvia Canabrava ressaltou que “este assunto já foi discutido e faz parte do documento assinado pelo Governo, que suspendeu a greve da categoria. Mais de 400 professores estão sendo prejudicados e não aceitaremos este desrespeito com quem trabalhou pela educação do Distrito Federal”, diz a diretora.
Durante o encontro o governo não apresentou um cronograma para o pagamento da pecúnia dos(as) professores(as) que se aposentaram entre junho e dezembro de 2015 e disse que no mês de janeiro não haverá crédito do pagamento. Os representantes do GDF disseram que o pagamento será feito nos meses de fevereiro e março de 2016.
Cerca de 200 professores que se aposentaram de agosto a novembro de 2015 correm o risco de não receber a pecúnia, uma vez que o governo está reinterpretando o acordo de greve dizendo que o empenho de pagamento é para quem se aposentou até julho do último ano. Esta atitude é um verdadeiro retrocesso no processo de discussão, já que o governo diz que os(as) professores(as) que se aposentaram de agosto a novembro não serão pagos até março, conforme o entendimento no documento que suspendeu a greve.
O Sinpro protestou com veemência o posicionamento do governo e continua exigindo uma reunião com o governador Rodrigo Rollemberg para tratar do assunto. O diretor Cleber Soares enfatizou que no momento que o governo não faz o pagamento mês a mês, o Sindicato é obrigado a afirmar que o GDF está descumprindo a lei. “No processo de negociação realizado durante a greve de 2015, em todas as falas do governo foi afirmado que haveria pagamento da pecúnia a cada mês. Exigimos que este acordo seja cumprido e os créditos pagos com celeridade”.
Com o objetivo de discutir o assunto o Sinpro marcou uma reunião com os(as) professores(as) aposentados(as) para esta quinta-feira (28), às 14h, na sede do Sindicato. É importante a presença de todos e todas na reunião.
Fotos: ECOM
[nggallery id=446]