Nota de falecimento

Faleceu ontem em Brasília, no dia que completou 90 anos, uma das principais militantes na luta contra a ditadura militar: Zilda Xavier Pereira.
Ela foi integrante do comando da Ação Libertadora Nacional (assim como seus filhos, que foram assassinados por agentes da ditadura), e também era companheira de militância e namorada de Carlos Marighella.
Zilda nasceu em Recife, no dia 22 de novembro de 1925. Vinte anos depois, assim que chegou ao Rio de Janeiro, ela se associou ao Partido Comunista Brasileiro. O PCB foi declarado ilegal em 1947, quando ela adotou “Zélia” como nome de guerra, referência à Zélia Magalhães. Ela integrou a Liga Feminina da Guanabara, até o momento em que a associação foi banida pelo golpe de 1964.
A família foi pioneira da Ação Libertadora Nacional: ela, seu ex-marido, João Batista, e os filhos Iuri, Alex e Iara. Em 1970, ela foi presa, torturada à exaustão e não conseguiram dela nenhuma informação. Afirmava que guardava seus segredos e que jamais trairia Marighella, que foi fuzilado um ano antes.
Ela escapou do hospital onde a internaram e ela foi pro exílio, voltando ao país em 1979. Zilda foi um dos três dirigentes mais poderosos da ALN, junto com Marighella e o jornalista Joaquim Câmara Ferreira.
O velório desta eterna lutadora será às 13h30, na capela 5 do cemitério Campo da Esperança. O sepultamento será às 15h.
(Com informações do blog do Mario Magalhães)