Mobilização aumenta e alunos ocupam 64 escolas em São Paulo

Levantamento divulgado na manhã hoje (19) pelo Sindicato do Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) informa que 64 escolas estaduais estão ocupadas por alunos e professores, em protesto contra a “reorganização” imposta pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB), que pretende separar as escolas por ciclos e fechar ao menos 93 unidades.
Hoje pela manhã, mais cinco escolas foram ocupadas, na capital, Osasco, Campinas e Santos. Em São Paulo, estudantes ocuparam a escola Brigadeiro Gavião Peixoto, a maior escola do estado com mais de 4 mil alunos, que fica no bairro de Perus, zona leste da cidade. Outra unidade ocupada foi a Professora Maria Petrolina Limeira dos Milagres, em Santo Amaro, na zona Sul.
Em Osasco, alunos ocuparam a Francisco Lisboa Peralta. Em Campinas, a Professor Antônio Vilela Junior e, em Santos, a Cleobulo Amazonas Duarte.
Ainda ontem, os alunos ocuparam a Caetano de Campos, na Aclimação. Trata-se da mais antiga e tradicional escola pública do estado, fundada em 1846, e que funcionou até o ano de 1978 no prédio hoje ocupado pela sede da secretaria estadual de Educação,no centro.
Outras cinco escolas que haviam sido tomadas por estudantes foram desocupadas entre ontem e terça-feira.
Confira a relação de escolas que estão ocupadas:
 
 
 

(da Rede Brasil Atual)