Adiado prazo de entrega das redações e dos desenhos

As inscrições para o VI Concurso de Redação e Desenho  foram prorrogadas até o dia 20 de outubro. O tema deste ano é Discriminação produz violência. A discriminação é um dos tipos de preconceitos causadores da violência na sociedade e, consequentemente, no ambiente escolar. Escrever sobre o tema é traduzir, na redação, a discussão e as propostas sobre formas de diminuir agressões físicas, verbais, as mortes, enfim, todo tipo de violência na sociedade.
O Concurso de Redação e Desenho é promovido pelo Sinpro-DF e faz parte da Campanha contra a Violência nas Escolas, realizada pelo Sindicato desde 2008. O objetivo da campanha é estimular os (as) estudantes da rede pública do Distrito Federal (DF) a refletirem sobre as causas e as consequências da violência no ambiente escolar e na sociedade e a pensar em soluções para esse tipo de problema que afeta a sociedade e acaba por repercutir nas relações sociais no interior das escolas.
Para desenvolver a redação ou os desenhos, os estudantes poderão dissertar sobre aspectos que têm pautado o debate sobre violência no Brasil e no mundo, como gênero, raça, etnia, religião, classe social, drogas, deficiência física ou mental, tipo físico, bullying, velhice e juventude (idoso/jovem), geracional e outros.
As inscrições, que começaram no dia 7 de agosto e foram prorrogadas até o dia 20 de outubro, são permitidas apenas a estudantes da educação infantil, de 4 a 5 anos de idade, até aos do ensino médio. As redações e desenhos poderão ser encaminhados para a sede e as subsedes do Sindicato. Também podem ser deixadas à disposição dos diretores do Sinpro-DF que irão buscá-las nas escolas até a referida data (20 de outubro). Cada participante deverá fazer sua inscrição no site do Sinpro-DF, no qual será gerado um código de identificação que deve ser usado para preencher a folha da redação ou desenho.
Os prêmios serão distribuídos para os (as) estudantes vencedores e os (as) professores (as) indicados (as) pelos (as) participantes. É importante salientar que os (as) professores (as) que fazem parte da comissão julgadora não podem ser indicados (as) pelos (as) estudantes. A comissão é formada por professores (as) e orientadores (as) educacionais da rede pública de ensino. Essa comissão receberá os trabalhos sem identificação da escola, do nome do (a) estudante ou do (a) professor (a) que orientou o trabalho para garantir a transparência do processo.
Os (as) estudantes da educação infantil, do CEE e classes especiais e os (as) matriculados do 1º ao 3º ano do ensino fundamental/EJA expressarão sua opinião por meio de desenho. Os (as) estudantes do 4º ao 9º ano do ensino fundamental/EJA e do ensino médio/EJA, por sua vez, irão discutir a temática na forma de redação.
Os (as) estudantes devem fazer a inscrição pela internet para obter o código de participante, o qual será usado na folha de redação como único instrumento de identificação do trabalho.
O concurso é destinado aos (às) estudantes da rede pública e só poderão participar com um único trabalho. No entanto, professores (as) ou orientadores (as) educacionais poderão trabalhar com vários (as) estudantes. Dessa forma o (a) mesmo professor (a) poderá ser indicado (a) por vários (a) estudantes, podendo ser premiado (a) mais de uma vez.

Para saber mais, entre no site www.sinprodf.org.br ou ligue no telefone 3343.4230.

Clique aqui para ler o REGULAMENTO

Clique aqui para fazer sua inscrição

Folha para redação

Folha para desenho horizontal

ou

Folha para desenho vertical