GDF dá calote na inscrição do PAS para estudantes da rede pública

O que era até então uma política inclusiva levada a sério pelo Governo do Distrito Federal durante anos, o governo Rollemberg resolveu alterar, piorando a situação dos estudantes do Ensino Médio da rede pública de educação.
Diretores do Sinpro confirmaram que, este ano, o GDF não irá cobrir as despesas desses estudantes para inscrição no Programa de Avaliação Seriada (PAS). A única ressalva é para os estudantes do 3º ano, e que tenham estudado o 1º e 2º anos também na rede pública, assim como estudantes cadastrados em programas sociais. Os demais estudantes terão que efetuar o pagamento, algo que não ocorreu nos últimos 10 anos.
O detalhe é que o custo da inscrição é de R$ 100, o que vai alijar do Programa um número enorme de estudantes, vez que a dinâmica do PAS comporta três avaliações, realizadas ao término de cada série do Ensino Médio.
Frente ao descaso do GDF, nesta sexta-feira (4), estudantes do CEM 404 de Santa Maria – juntamente com professores(as), orientadores(as) e servidores(as) da educação – realizarão uma manifestação, às 10h.
Saiba mais – O Programa de Avaliação Seriada – PAS – é a modalidade de acesso ao ensino superior que surgiu por iniciativa da Universidade de Brasília – UnB, abrindo para o estudante do Ensino Médio as portas da Universidade de forma gradual e progressiva.
Tendo por objetivo a ampliação do processo de interação Universidade e Ensino Médio, o PAS é mais uma oportunidade de acesso à universidade que valoriza a formação significativa como fundamental na formação de sujeitos críticos e participantes do próprio processo de aprendizagem.
O conteúdo, que antes era cobrado de uma só vez no vestibular, é diluído nos três anos de avaliação. São destinadas metade das vagas do primeiro processo seletivo de cada ano para os alunos do PAS.
>>> Aguarde mais informações