Moção de repúdio ao deputado estadual Álvaro Boessio (PMDB-RS)

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, entidade representativa de mais de 2,5 milhões de profissionais das escolas públicas do país, à qual o CPERS-Sindicato é filiado, expressa veemente repúdio às declarações do líder do PMDB na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, especialmente por ter classificado de vadios os funcionários públicos gaúchos.
Ao atacar direitos garantidos nos planos de carreira dos servidores, e até mesmo o concurso público de acesso aos cargos na administração estadual, o parlamentar desrespeitou não apenas os servidores, mas toda a sociedade gaúcha, expondo solenemente sua opção patrimonialista do Estado, à qual o Brasil luta para transpô-la há mais de 500 anos.
Por outro lado, as declarações do líder do partido do Governador remontam o nefasto episódio da campanha eleitoral, quando o Sr. Ivo Sartori mandou os/as educadores/as procurarem o piso da categoria na Tumelero. E essas “coincidências” de ideias revelam a verdadeira índole do atual Governo, que não se importa sequer em atrasar os salários dos servidores.
Lamentamos que o Estado do Rio Grande do Sul, com sua importância e respeito no cenário nacional, seja palco de ofensas abjetas praticadas por seus principais líderes políticos, e pior, que esteja seguindo numa direção de sucateamento dos serviços públicos e de desvalorização do funcionalismo, realidade que se persistir acarretará prejuízos imensuráveis para a população.
Por fim, expressamos nossa solidariedade aos servidores públicos e à sociedade gaúcha, e requeremos ao Conselho de Ética da Assembleia Legislativa e ao Ministério Público que apurem as ofensas proferidas pelo deputado Álvaro Boessio, pois além de antipedagógicas soaram como verdadeira apologia contra a dignidade dos servidores públicos.
Brasília, 2 de setembro de 2015
Diretoria Executiva da CNTE