Avaliação para aprendizagem na formação de professores

Neste artigo, a professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), Benigna Maria de Freitas Villas Boas, apresenta resultados da pesquisa realizada em turmas da disciplina Avaliação Escolar, do curso de pedagogia da Universidade de Brasília (UnB), ministrada pela autora, os quais se referem a dois semestres letivos de 2008 e um de 2009, com a participação de 133 estudantes e informações coletadas por meio de observação, conversas informais e questionário, no fim de cada semestre.
Quarto artigo do Caderno de Educação da CNTE nº 26, cujo tema foi Políticas Educacionais em Debate, de julho a dezembro de 2013, o texto de Benigna aborda a avaliação praticada nas escolas de educação básica e nos cursos de nível superior e aponta que essa avaliação tem cumprido duas funções principais: a somativa ou a formativa. A primeira tem sido a mais usada. No trabalho, Benigna assegura que, nesse campo da avaliação para aprendizagem na formação de professores, o que interessa é como a informação é usada. “Por esse motivo, torna-se necessário fazer a distinção entre “avaliação para aprendizagem” (assessment for learning) e “avaliação da aprendizagem” (assessment of learning)”.
Confira aqui o artigo na íntegra. Boa leitura!