Festival de Curta-Metragem das escolas é lançado

Basta um celular com câmera para que os alunos da rede pública do Distrito Federal estejam aptos a participar do 1º Festival de Filme Curta-Metragem das Escolas Públicas, lançado na manhã desta quarta-feira (1º), em solenidade no Cine Brasília (106/107 Sul). Com o tema A Cara da Cultura em sua Cidade, a iniciativa — parceria entre as Secretarias de Cultura e de Educação — homenageia o cineasta paraibano Vladimir Carvalho. Os filmes devem ter até cinco minutos de duração, em qualquer gênero cinematográfico, e as inscrições podem ser feitas pelo site da Secretaria de Educação até 17 de agosto.
A proposta, segundo o subsecretário de Promoção e Difusão Cultural da Secretaria de Cultura, Sérgio Fidalgo, é que os estudantes sejam protagonistas das produções. “É uma maneira de detectar a visão desses jovens sobre a cidade, o que nos ajudará a traçar diretrizes de trabalho em cultura e em educação”, pontuou. Fidalgo também é o coordenador responsável pelo 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que ocorrerá de 15 a 22 de setembro. Em 21 de setembro serão apresentadas as melhores produções, avaliadas por uma comissão com representantes das duas secretarias.
Além de revelar as identidades culturais dos estudantes, o projeto tem o objetivo de aproximar a linguagem audiovisual das escolas. “Criamos um setor específico para arte, mídia e cultura a fim de articular este tipo de iniciativa”, explicou o subsecretário de Educação Básica da Secretaria de Educação, Gilmar Ribeiro. A ideia para as próximas edições é incorporar as programações dos festivais. “O reconhecimento e a visibilidade de apresentarmos esses projetos em um festival como o de Brasília também é emocionante”, completou.
Oportunidade
A professora de artes do Centro de Ensino Fundamental Incra 8, da zona rural de Brazlândia, Michelle Schimidt, encara o projeto com entusiasmo. “A iniciativa é incrível. Precisamos definir como levaremos a proposta para os alunos, que têm pouco contato com a linguagem do cinema.” Representante da unidade de ensino, Michelle voltará à escola e passará as informações aos outros educadores para traçar as ações. “Vamos tratar do assunto de forma multidisciplinar”, garantiu.
Para fazer as filmagens, devem ser usados celulares, câmeras digitais ou filmadoras, desde que apresentem boa qualidade de imagem e som. Podem participar estudantes do 9º ano do ensino fundamental, ensino médio, educação profissional e educação de jovens e adultos, que concorrerão com produções de até cinco minutos de duração a prêmio nas categorias melhor filme, roteiro, direção, ator, atriz, fotografia e montagem.
Também estavam na solenidade o secretário-adjunto de Educação, Clóvis Sabino, e a secretária-adjunta de Cultura, Nanan Catalão.
(Da Agência Brasília)