PL da Mordaça afronta professores e a educação democrática

Desde a fundação de Brasília, a categoria dos professores se caracteriza pelo seu compromisso com uma educação democrática, inclusiva e de qualidade no Distrito Federal. Com decisiva contribuição de nossa ação coletiva, o DF é hoje referência na educação pública para todo o país.
É em nome dessa história e desse compromisso que repudiamos veementemente o Projeto de Lei 01/2015, de autoria da deputada Sandra Faraj, que tramita na Câmara Legislativa, em consonância com o PL 867/2015, que tramita na Câmara Federal e é de autoria do deputado Izalci. Tais projetos representam uma afronta ao trabalho dos professores e professoras em sala de aula, além de profundo desrespeito e até desprezo pela nossa categoria.
Ao referir-se a educadores e educadoras como entes potencialmente nocivos, que utilizam de sua suposta autoridade para manipular, doutrinar e induzir crianças e adolescentes a determinados rumos de pensamento, ambos os parlamentares mostram seu profundo desconhecimento dos processos pedagógicos, do dia-a-dia das escolas e da rotina dos professores(as).
Mostram também seu desapreço pela democracia tão duramente conquistada pelo povo brasileiro, ao sugerir a censura de conteúdos e a fiscalização da liberdade de ensinar, retomando práticas autoritárias características dos períodos ditatoriais que este país infelizmente conheceu. Os professores e professoras ficam ameaçados de censura; de humilhação pública, através da fixação de cartazes que explicitariam a cassação de sua liberdade de ensinar; e até de responsabilização pela ação de terceiros em sala de aula.
Desrespeitam os próprios estudantes, restringindo-lhes conhecimento, o senso crítico e desconsiderando sua autonomia de pensamento e de ação.
É por tudo isso que os PLs em questão precisam ser duramente rejeitados nas Câmaras Legislativa e Federal. Ao fantasiar-se de movimento apartidário, tais propostas escondem, na verdade, a intenção do projeto de amordaçar os professores para garantir a perpetuação de um método antiquado e já superado de pensar a educação e a vida das pessoas.
>>> Clique aqui e leia a íntegra do PL da Mordaça
Leia também:
PL da Mordaça preconiza cartaz para humilhar professor
Projeto da Mordaça de Sandra Faraj quer reviver tempos da ditadura
PL da Mordaça criminaliza movimento dos trabalhadores
PL propõe volta da censura às salas de aula