Caderno de Educação discute a importância do PNE e da educação no Brasil

Capa_CadernoEducação_n24O Plano Nacional de Educação e a importância da educação no Brasil. Esse é o título do artigo publicado entre janeiro e junho de 2011, no Caderno de Educação n° 24, intitulado PNE: a Visão dos (as) Trabalhadores (as) em Educação. Thiago Mello, autor do artigo e ex-secretário Estadual de Educação de Goiás, destaque a importância de a educação ser o foco do governo no país. “Nesse contexto, o Plano Nacional de Educação (PNE) ocupa uma posição estratégica para a efetivação desse objetivo”, diz o autor.
Representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) no “Seminário sobre o PNE (PL 8.035, de 2010): perspectivas, desafios e emendas dos/as trabalhadores/as em educação”, promovido pela CNTE, realizado em fevereiro de 2011, Thiago Mello discute “a relevância da colaboração entre os entes federados, da elaboração de uma lei de responsabilidade educacional, da avaliação do sistema educacional e da formação dos profissionais da educação para o sucesso do PNE”.
Ele conclui o artigo com conclusão de que “o objetivo principal é discutir como é possível criar um sistema nacional de educação em que haja a integração entre governos, a colaboração de todos os entes e o padrão de responsabilidade”. Confira aqui o quinto artigo do Caderno de Educação nº 24.