O Plano Nacional de Educação: prioridades da sociedade civil

Capa_CadernoEducação_n24Todas as unidades da Federação terão até o dia 24 de junho para instituir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) com diretrizes e objetivos a serem alcançadas até 2024. A determinação está na Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que criou o PNE com vigência de 2014 a 2024. O Plano está em vigor, mas para chegar ao modelo vigente, foram realizados debates intensos no Congresso Nacional que revelaram os interesses em jogo no setor da educação.
No auge das discussões nas Casas legislativas, a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) divulgou o artigo “O Plano Nacional de Educação – Prioridades da sociedade civil”, de Salomão Ximenes, coordenador de programa da ONG Ação Educativa e membro do comitê diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, no qual ele relata o processo de discussão que a Campanha Nacional pelo Direito à Educação realizou com o intuito de avaliar o PNE
Publicado no Caderno de Educação da CNTE nº 24, de janeiro a junho de 2011, o artigo de Ximenes também é apresenta uma leitura inicial da avaliação política que a Campanha faz sobre do Plano, além de algumas emendas apresentadas por essa rede da sociedade civil. Confira o artigo na íntegra.