Ações afirmativas e o sistema de cotas na UnB: antecedentes históricos

Capa_CadernoEducação_n23O tema das ações afirmativas na Universidade de Brasília (UnB) foi abordado no Caderno de Educação nº 23, da CNTE, cujo tema foi o V Encontro Nacional do Coletivo Antirracismo “Dalvani Lellis”.O início da década de 2000 foi marcado pela intensificação sistemática de ações afirmativas em todo o país. No âmbito da universidade pública, a UnB foi a primeira a adotar o Sistema de Cotas, no primeiro semestre de 2004.
Com o título “Ações afirmativas e o sistema de cotas na UnB – Antecedentes históricos”, o quinto artigo do Caderno de Educação da CNTE traz uma abordagem histórico-cultural do sistema adotado na UnB. As autoras Renisia Cristina Garcia Filice e Deborah Silva Santos discutem a temática mostram que o Sistema de Cotas está inserto em um contexto em que diversas políticas afirmativas já foram colocadas em prática.
Diferentemente do que ocorreu, e ocorre, com as demais ações afirmativas em curso, o Sistema de Cotas no ensino superior para a população negra faz emergir falas inflamadas e refratárias à sua legitimidade constitucional. Diante desse cenário, as autoras discutem esse Sistema na UnB considerando o caráter racial da desigualdade existente no Brasil. Boa leitura!