Avanços, limites e potencialidades do Estatuto da Igualdade Racial

thumbnail_artigos_embaixo-100x100Nesta semana, o Sinpro-DF inicia a divulgação, pelo site, dos artigos do Caderno de Educação nº 23, cujo tema é o V Encontro Nacional do Coletivo Antirracismo “Dalvani Lellis”. O primeiro deles, intitulado “O Estatuto da Igualdade Racial – Avanços, limites e potencialidades”, de Celso José dos Santos, traz o resultado de reflexões realizadas durante os Encontros do Coletivo Antirracismo “Dalvani Lellis”, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), levados a efeito em 2010, sobre o Estatuto da Igualdade Racial.
Neste artigo, além de uma breve apresentação do Estatuto e das políticas por ele estatuídas, há uma análise crítica de seus limites em relação à luta histórica da população negra brasileira por uma efetiva abolição, ainda inacabada, da escravização criminosa que perdura há mais de cinco séculos, ao mesmo tempo em que são destacados os avanços e potencialidades presentes nesta Lei.
O Caderno de Educação é uma série produzida pela CNTE. A edição 23 é de julho a dezembro de 2010. Clique aqui e faça uma boa leitura!