Professores suspendem paralisação até abril

Em assembleia realizada nesta sexta-feira (27), os professores da rede pública de ensino do DF decidiram suspender a paralisação iniciada no último dia 23. A categoria definiu que irá voltar às salas de aula nesta segunda-feira (2/2), contudo se manterá em estado de greve até o dia 9 de abril, quando realizará nova assembleia com indicativo de greve. Cerca de 12 mil professores participaram da assembleia desta sexta-feira.
Essa decisão está relacionada com o reajuste salarial a ser executado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em março, proveniente do Plano de Carreira em curso. A categoria exige que o governo pague os atrasados e a penúltima parcela do reajuste. Caso isto não aconteça, a assembleia do dia 9 de abril definirá os rumos do movimento.
Na negociação desta sexta-feira, dentre outras definições, o GDF assumiu:
Assegurar, caso haja condições financeiras para isso, a antecipação da quitação dos pagamentos atrasados para março de 2015.
Efetuar esse pagamento referente a 2014 da seguinte forma:
27/2, pagamento da segunda parcela das férias;
20/3, pagamento do 13º dos(as) professores(as) de contrato temporário;
30/3, terceira parcela das férias e primeira do 13º; e
30/4, segunda parcela do 13º e quitação total dos atrasados de 2014.
Também ficou acordado que o GDF irá liberar, até o dia 10 de março de 2015, uma parcela do PDAF no valor de R$ 19,7 milhões, dentro do qual está incluída a contratação do educador voluntário.