Bancada federal do DF discutirá situação dos professores da rede pública

A Bancada do Distrito Federal na Câmara dos Deputados se reunirá às 14h30 desta terça-feira (24). Em pauta, a situação dos professores e auxiliares da rede pública de ensino do DF. O tema será alvo da discussão dos parlamentares a pedido da deputada federal Erika Kokay (PT-DF), que acompanhou comissão do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro) em reunião com representantes do governo local na manhã de hoje.

Embora o GDF tenha marcado para hoje o início das aulas em toda a rede pública, as atividades começaram com paralisação – algo inédito no DF. Os professores não aceitam retornar ao trabalho sem receber o abono de férias, o 13º dos aniversariantes de dezembro e a rescisão dos temporários. Além disso, eles não concordam “com um calendário escolar imposto pelo novo governo do DF. Todos esses fatos trazem uma série de prejuízos para a comunidade escolar”, afirmaram os dirigentes do Sindicato dos Professores.

Em vez de ir para as salas de aula, a categoria se reuniu em assembleia, na manhã desta segunda-feira, em frente à sede do governo (o Palácio do Buriti). Por volta das 10h40, a assembleia foi suspensa temporariamente para que a Comissão de Negociação do Sinpro fosse recebida pelo GDF. A deputada Erika Kokay acompanhou a comissão, que buscava garantir o pagamento dos atrasados, sem parcelamentos, e a não retirada de direitos do Regime Jurídico Único.

O encontro durou horas e houve muitos embates, até o governo se comprometer a analisar novamente as contas e verificar o que será possível antecipar em termos salariais em março. Uma nova rodada de negociação foi marcada para sexta-feira. Até lá, os educadores manterão a paralisação das atividades.