Suspensão das aulas é legítimo

Nesta segunda-feira (23), primeiro dia letivo do ano, os professores e professoras suspenderam as aulas em resposta à situação de desrespeito vivida nos últimos meses pela categoria. Ao contrário do que o Governo do Distrito Federal tem dito na imprensa local, o movimento da categoria é totalmente legal e legítimo.

O Sinpro lembra que ilegal é o governo do DF deixar de pagar o 13º salário, as férias, a rescisão dos professores temporários, alterar autoritariamente o calendário escolar, não repassar a verba para a manutenção das escolas (PDAF) em valor suficiente e ainda parcelar o salário dos professores.

É importante lembrar que o governo adiou o início do ano letivo do dia 9 de fevereiro para o dia 23, agravando ainda mais a situação dos educadores e da comunidade escolar. Devido a este adiamento, o ano letivo terminará às vésperas do réveillon.

A tentativa do GDF em utilizar a grande mídia para buscar o apoio da sociedade e tentar transformar o movimento dos professores em ilegal é totalmente absurdo, uma vez que quem está na ilegalidade é o governo, que insiste em não pagar os salários e todos os direitos dos professores e orientadores educacionais.

Nesta sexta-feira (27), às 14h, a categoria se reunirá novamente em uma nova assembleia, onde serão decididos os rumos do movimento.