Ato Fora Bolsonaro é nesta quarta (17) às 14h. Participe!

Representantes de movimentos sindicais, feministas, sociais, estudantis e de inúmeras organizações de apoio à democracia acompanharam a deputada Maria do Rosário (PT-RS) ao Supremo Tribunal Federal, onde a parlamentar entrou na tarde desta terça (16) com uma queixa crime por injúria, difamação e calúnia contra o deputado Jair Bolsonaro (PP- RJ).
No último dia 9, o parlamentar fluminense agrediu verbal e publicamente a deputada, ao dizer que “só não a estupraria porque a mesma não merecia que ele o fizesse”. A fala despertou a revolta de todos os movimentos sociais apoiadores das causas feministas e igualitárias, por se tratar de uma declaração que, além de quebrar o decoro parlamentar, incita o ódio, a violência e a prática de estupro.
Do lado de fora do Supremo, representantes de vários segmentos sociais demonstraram apoio a Maria do Rosário. Munidos de faixas, cartazes e pintura corporal, os manifestantes deixaram clara a sua indignação quanto a esse e outros atos de Bolsonaro. “Exatamente pelo Bolsonaro ser uma pessoa que espalha o ódio contra os homossexuais, negros, mulheres e demais minorias, essa luta pela cassação de seu mandato se tornou tão ampla e tão poderosa”, discursou uma militante do Movimento Estudantil.
Após prestarem apoio à deputada, um grupo de mulheres seguiu para reunião com a coordenadora da Bancada Feminina no Congresso, deputada Jô Moraes, onde foram decididos os próximos atos para viabilizar a cassação do mandato de Jair Bolsonaro e o andamento das ações na Justiça.
Manifestação às 14h
Foi reafirmada na reunião a realização do ato que reunirá parlamentares, diversos movimentos sociais e lideranças sindicais nesta quarta feira (17), às 14h, no auditório Nereu Ramos, localizado no anexo II da Câmara. “O ato receberá lideranças e representantes de movimentos sociais, sindicais e partidários de todo o país. Todos os movimentos que apoiam a democracia estarão presentes e é fundamental que nos posicionemos nessa luta!” afirma Neliane Cunha, diretora do Sindicato dos Professores do DF – Sinpro.
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados instaurou processo de cassação de Jair Bolsonaro (PP-RJ). O presidente do colegiado, Ricardo Izar (PSD-SP), informou que até esta quarta definirá o relator do caso. A representação foi feita na semana passada pelo PT, PCdoB, PSB e PSOL, que acusaram Bolsonaro de quebrar o decoro ao ofender a deputada Maria do Rosário (PT-RS). A agressão ocorreu após a deputada comentar o relatório final da Comissão Nacional da Verdade.