Aos 81 anos, aluna conclui ensino médio no CED 2 de Taguatinga

Moradora de Brasília, Abadia Crispim, de 81 anos, realizou na noite desta segunda-feira (15) o sonho de segurar o diploma de ensino médio. Ela chegou à capital federal antes mesmo da inauguração da cidade e trabalhava como lavadeira. Casada com um carroceiro e com sete filhas, precisou adiar a vontade de estudar.
Com todas as filhas formadas em cursos com direito, economia, medicina e pedagogia, a idosa decidiu se dedicar à própria educação. “Ela é uma pessoa que lê o tempo inteiro. Ela só está feliz porque está aqui hoje. É o grande sonho dela”, afirma a filha, a médica Luciane Paiva.
A conquista encheu de orgulho os filhos, netos, bisnetos, professores e colegas do Centro Educacional II de Taguatinga. Faixas e cartazes, com homenagens carinhosas, demonstravam durante a cerimônia a felicidade com o resultado.
“Não teve colher de chá para a dona Abadia, não. Ela teve que ralar, que fazer os trabalhos, fazer provas, então eu acho que a palavra dela é superação”, disse o vice-diretor, Murilo Marcone.
A mulher não escondeu a felicidade. “Agora eu penso é nos meus netos, nos meus bisnetos que estão aí para estudar. Eu quero ser exemplo para os meus netos. Quero que eles sigam meu exemplo.”
O neto Lucas Claudino Castro, de 10 anos, afirma já se sentir muito orgulhoso dela. “Eu sempre vou me  inspirar nela porque ela que conseguiu me botar em uma escola boa, então eu sempre vou ter uma grande gratidão por ela”, disse.
A dedicação de Abadia chamou a atenção de uma jornalista, que escreveu um livro com a história dela. Amanda Souza afirmou que a persistência da mulher é “o grande exemplo”.
A idosa afirma que agora pensa em novos desafios.  “Eu fico doente se eu ficar parada. Vou ver, vou fazer uma faculdade né?”, riu.
(Do G1)