#CNTE na CONAE: Zezinho destaca a importância de se abordar a diversidade sexual nas escolas

O Secretário de Direitos Humanos da CNTE Zezinho Prado foi palestrante do colóquio “Educação e Diversidade Sexual” da CONAE, na tarde da sexta-feira (21). Zezinho destacou que tratar a diversidade sexual dentro da Conferência é fundamental pois “no ambiente escolar nós temos lésbicas, gays, travestis e transexuais e é necessário tomar conhecimento disso para que a escola realmente acolha essas pessoas, para que elas não abandonem os estudos”.
Zezinho Prado mencionou a pesquisa nacional “Diversidade Sexual na Escola” (MAZZON, 2009) que sinalizou: 87,3% dos pesquisados têm algum nível de preconceito em relação à orientação sexual e 98,5% com algum nível de distância social. Dos pesquisados, 26,6% dos(as) alunos(as), 20,5% dos(as) funcionários(as) e 10,6% dos(as) professores (as) concordam com a frase “eu não aceito a homossexualidade” e 23,2% dos(as) alunos(as), 23,4%dos(as) funcionários (as) e 11,8% dos(as) professores(as) concordam que a homossexualidade é uma doença.
Por fim, Zezinho Prado concluiu que a educação deve “ultrapassar as barreiras da mera transmissão de conteúdos ou aquisições de certificações, e precisa assumir um caráter social e cidadão na construção de uma sociedade sem as diversas intolerâncias que ainda habitam o espaço educacional”.
Veja mais fotos na página da CNTE no Facebook
CNTE na CONAE
A CNTE está participando da 2ª Conferência Nacional de Educação (CONAE), que tem papel importante no processo de construção do Sistema Nacional de Educação (SNE), à luz do regime de cooperação (art. 23, parágrafo único da CF-1988). Também deve reforçar o compromisso do Estado brasileiro para com a regulamentação integral do Plano Nacional de Educação, dentro dos prazos previstos para cada meta e estratégia, bem como com a aprovação democrática dos planos subnacionais, conforme orientação do § 2º do art. 8º da Lei 13.005/14. Leia mais.
CONAE
A Conferência Nacional de Educação vai até domingo (23), em Brasília, e conta com quatro mil participantes para discutir os rumos da educação no país. Com o tema norteador “O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, a Conferência apresentará um conjunto de propostas para subsidiar a implementação do PNE, com indicação de responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.