Presidenta Dilma destaca valorização do educador e Dia da Consciência Negra

A presidenta Dilma Rousseff saudou os participantes da 2ª CONAE nesta quinta-feira (20) em Brasília (DF). Em seu discurso, reafirmou seu compromisso com a valorização dos professores: “A base da educação de qualidade é a valorização do professor, tanto na sua formação como no seu salário. Esse é um desafio inadiável que dentro das regulamentações nós vamos ter que considerar”.
Em relação ao Dia da Consciência Negra – 20 de novembro – Dilma Rousseff destacou a importância da Lei de Cotas: “não só o racismo é crime, como tratar a igualdade racial de forma afirmativa é um valor fundamental constitutivo da nossa nacionalidade”.
Em seu discurso, a presidenta Dilma Rousseff também conclamou participantes da CONAE para colaborarem com subsídios que sirvam de base para a regulamentação do PNE. E concluiu: “Os votos que recebi foram votos claros, pela inclusão social, pelo emprego, pelo desenvolvimento, pela estabilidade política e econômica, por investimento maior na infraestrutura e modernização do nosso pais. E sobretudo por mais investimentos em educação. Não vamos esquecer isso”.
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CNTE na CONAE
A CNTE está participando da 2ª CONAE, que tem papel importante no processo de construção do Sistema Nacional de Educação (SNE), à luz do regime de cooperação (art. 23, parágrafo único da CF-1988). Também deve reforçar o compromisso do Estado brasileiro para com a regulamentação integral do Plano Nacional de Educação, dentro dos prazos previstos para cada meta e estratégia, bem como com a aprovação democrática dos planos subnacionais, conforme orientação do § 2º do art. 8º da Lei 13.005/14. Leia mais.
CONAE
A Conferência Nacional de Educação (Conae 2014) vai até domingo (23), em Brasília, e conta com quatro mil participantes para discutir os rumos da educação no país. Com o tema norteador “O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, a Conferência apresentará um conjunto de propostas para subsidiar a implementação do PNE, com indicação de responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.