II Conferência Nacional de Educação começa nesta quarta-feira (19)

Começa nesta quarta-feira (19) e vai até o dia 23, em Brasília, a II Conferência Nacional de Educação – CONAE 2014.
O encontro reunirá, na capital federal, quatro mil representantes para discutir os rumos da educação no país. Mais de 775 mil pessoas estiveram envolvidas na etapa municipal–intermunicipal da conferência e 23 mil delegados participaram da fase estadual-distrital.
O tema norteador dos debates é “O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”. O documento-base a ser discutido teve origem em emendas apresentadas durante as conferências estaduais e distrital.
O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, informou que a entidade organizará um ato durante a CONAE 2014 na próxima quinta-feira (20), às 12h. A CNTE convocará a mobilização pela construção urgente dos planos estaduais e municipais de educação e chamará a atenção para o cumprimento da Lei do Piso e implementação de planos de carreira para os trabalhadores em educação.”Nós iremos acompanhar as atividades programadas pela Confederação ao longo da CONAE”, enfatizou o coordenador de Organização e Informática do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro), Júlio Barros.
O coordenador do Fórum Distrital de Educação, professor Clerton Oliveira Evaristo, destacou que participar da CONAE 2014 traz uma motivação a mais às entidades integrantes. “Teremos a conclusão do 1º Plano de Educação do Distrito Federal (PDE). O PDE será elaborado em sintonia com o Plano Nacional de Educação (PNE), que deverá contemplar todos os níveis e modalidades de educação, tanto do setor público como privado, desde a educação básica ao ensino superior”, disse.
O Distrito Federal será representado na CONAE por cerca de 40 delegados, além de um número significativo de delegados de entidades nacionais indicados durante a CONAE-DF, etapa oficial da CONAE nacional.
Proposta — A Conae é um espaço democrático, articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da educação brasileira. Nesta edição, a conferência apresentará um conjunto de propostas para subsidiar a implementação do PNE. Serão indicadas responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.
A primeira edição da Conae foi realizada de 28 de março a 1º de abril de 2010, também em Brasília. Naquela ocasião, os 2,5 mil delegados discutiram a criação do sistema nacional de educação, além de propor diretrizes e estratégias para a construção do PNE, que em dezembro daquele ano foi concluído e enviado ao Congresso Nacional. A próxima edição da Conae está prevista para 2018.
Leia também: Segue para o Executivo plano para transformar a Educação do DF [Em entrevista exclusiva para a CUT Brasília, o coordenador de Organização e Informática do Sindicato dos Professores do DF – Sinpro-DF, Júlio Barros, que participou ativamente da elaboração do texto do PDE como um dos representantes dos trabalhadores do setor, fala sobre os desafios e expectativas do Plano Distrital de Educação e quais os benefícios que o PDE pode trazer para a sociedade de Brasília.