Coletivo Nacional LGBT da CNTE debate calendário de lutas para 2018


Com representantes de 14 entidades, o Coletivo Nacional LGBT da CNTE se reuniu em terras capixabas, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes). No encontro foram debatidos a conjuntura política atual; a Conferência Nacional Popular da Educação (Conape 2018); a Campanha Nacional da CNTE para o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia – 17 de maio; eventos nacionais e notícias sobre o Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CNCD/LGBT).
O grupo discutiu de maneira mais efetiva formas dos trabalhadores e trabalhadoras denunciarem aos seus sindicatos atos lgbtfóbicos que impedem esses profissionais da educação de exercerem com dignidade suas atividades laborais. Os participantes também produziram uma carta coletiva para o Presidente Lula agradecendo por tudo que em seus mandatos foi feito para uma mais efetiva cidadania da comunidade LGBT.
Para o diretor da pasta de Direitos Humanos da CNTE, Christovam Mendonça: “Vivemos momentos sombrios, uma paralisação de nossa democracia! A população que mais sofre com esse golpe são os pobres, mulheres, idosos, negros, deficientes e toda a comunidade LGBT, em especial o segmento trans! Por isso, nosso lugar é nas ruas, nas praças, nos atos e manifestações por LULA Livre, pois nesse governo golpista não temos espaço e nem direitos! Nossa esperança é Lula!”.
A CNTE vai produzir um Jornal Mural que vai abordar a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação ao registro civil (nome) para as pessoas trans nos cartórios; dados sobre os índices de violência contra pessoas LGBTs em 2017, dentre outros temas.